UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/08/2008 - 01h55

Márcio Wenceslau vence a primeira no taekwondo e vai às quartas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Primeiro brasileiro a disputar o taekwondo nas Olimpíadas de Pequim, Márcio Wenceslau começou a competição com o pé direito. Após uma luta disputada, o paulista superou o iraniano Reza Naderian por 2 a 1 e com isso avançou às quartas-de-final da categoria até 58 kg, a mais leve da classe masculina.

Marcelo Sayao/EFE
Márcio Wenceslau (v) conseguiu a vitória após um duelo disputado com Naderian
VEJA MAIS FOTOS DO TAEKWONDO
CONFIRA O PEFIL DO BRASILEIRO
Os dois atletas iniciaram o duelo com uma postura ofensiva, mas tiveram dificuldades para pontuar. Foi só a 40 segundos do fim que Naderian acertou chute no rosto do rival e conquistou dois pontos. Wenceslau, no entanto, respondeu logo em seguida e devolveu a pontuação antes do término do round inicial.

"Tem que ser assim, resposta rápida. Ele é um cara muito experiente, não dava para deixar abrir uma grande diferença", chegou a afirmar Márcio após o combate.

Apesar do fim animador da primeira etapa da luta, o brasileiro teve mais dificuldades no round seguinte. Márcio recuou e por isso foi alvo fácil dos chutes do iraniano. Ainda assim, ele conseguiu se defender e manteve o 2 a 2 no placar até o fim.

Já no terceiro round, o paulista passou a contra-atacar com mais intensidade. A vitória foi assegurada a 30 segundos do fim, quando ele acertou bom golpe frontal e ganhou o terceiro ponto. Depois, ambos os atletas ainda perderam um ponto por punição, mas o triunfo já estava garantido para Márcio Wenceslau.

Agora, o brasileiro terá uma difícil missão pela frente já que irá encarar o atual campeão mundial, Juan Antonio Ramos, da Espanha. Em sua primeira disputa, o europeu derrotou Alfonso Martinez, de Belize, com certa dificuldade. Quem vencer deve enfrentar na semifinal o campeão olímpico de Atenas-04, Mu-Yen Chu, de Taiwan.

"O iraniano era alto, o espanhol é baixo, como o Marcio, e tem estilo de luta semelhante. Prevejo um combate igual, decidido nos detalhes", comentou o técnico do brasileiro, Carlos Negrão.

Apesar de ser atleta experiente na modalidade, o brasileiro disputa sua primeira Olimpíada em Pequim. Quatro anos atrás, o representante nacional em Atenas no peso foi seu irmão, Marcel, que é também seu principal adversário dentro do país. Em 2005, Márcio obteve seu maior feito, quando conquistou o vice-campeonato mundial.

Compartilhe: