UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 07h34

Rússia ganha quarto ouro na luta e mantém hegemonia na modalidade

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Assim como já era esperado, a Rússia é a força a ser batida na luta em Pequim. Já na liderança do quadro de medalhas após a disputa da greco-romana, o país ganhou seu quarto ouro na modalidade e o primeiro na luta livre nesta terça-feira. Mavlet Batirov derrotou o ucraniano Vasyl Fedoryshyn na final da categoria até 60 kg e conquistou o bicampeonato olímpico.

Ed Wray/AP
Batirov ganhou o ouro em 2004 no peso
até 55 kg e agora uma categoria acima
MAIS FOTOS DO DIA NA LUTA LIVRE
CALENDÁRIO COMPLETO DAS LUTAS
CONFIRA A PÁGINA DA MODALIDADE
Apesar de ter triunfado por 2 rounds a 0, o combate foi marcado pela igualdade. Como nenhum dos lutadores pontuou nos dois minutos iniciais, o duelo foi para o tempo extra e lá o russo levou a melhor ao conquistar um ponto. Já no round seguinte, Batirov obteve dois pontos e ainda sofreu um, mas só precisou segurar o resultado para levar o país ao primeiro lugar novamente.

Até esta terça-feira a Rússia possuía uma total de cinco medalhas (três ouros e duas pratas), mas quatro delas vieram da greco-romana. Apenas Alena Kartashova, segundo lugar, havia subido ao pódio na luta livre. O Japão vem logo atrás na disputa com seis medalhas (duas de cada cor) e com isso já melhorou sua campanha em relação à Atenas-04.

Na verdade, a Rússia poderia ter tido mais sucesso no dia. Isso porque o atual campeão mundial e favorito ao primeiro lugar na categoria até 55 kg, Besik Kudukhov, perdeu para o japonês Tomihiro Matsunaga na semifinal.

No fim, Kudukhov precisou se consolar com o bronze, assim como o búlgaro Radoslav Velikov. O campeão dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Henry Cejudo, faturou o primeiro ouro dos Estados Unidos na modalidade ao derrotar o japonês Tomohiro Matsunaga na decisão.

Compartilhe: