UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/08/2008 - 03h15

Presidente da FIG critica COI por desempate polêmico na ginástica

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O presidente da FIG (Federação Internacional de Ginástica) criticou publicamente o COI (Comitê Olímpico Internacional) pelo critério de desempate usado na modalidade nos Jogos de Pequim. Em razão do novo formato, estabelecido desde Atlanta-1996 mas usado apenas nas Olimpíadas de 2008, dois atletas não puderam ficar com o ouro, apesar de tiraram as notas mais altas em finais por aparelhos disputadas na última segunda-feira.

AP/Amy Sancetta
Valeri e Anastasia Liukin não gostaram do critério de desempate adotado em Pequim
SAIBA COMO FORAM AS FINAIS
IMAGENS DAS DECISÕES
NOTÍCIAS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
A primeira prejudicada foi a norte-americana Anastasia Liukin, que obteve os mesmos 16,725 pontos da chinesa He Kexin nas barras assimétricas, mas teve de se contentar com a prata. Logo em seguida, o francês Thomas Bouhail também ficou apenas no segundo lugar, embora tenha tirado os mesmos 16,537 pontos de média do polonês Leszek Blanik na final masculina do salto.

"Para mim, isso não é correto", afirmou Bruno Grandi, presidente da entidade que controla a ginástica mundialmente. "Quando duas pessoas chegam ao mesmo nível, por que não proclamarmos ambos campeões? Creio que o correto seria dar duas medalhas, mas essa é apenas minha modesta opinião. O COI vê as coisas de outra maneira".

Segundo o novo critério de desempate, somam-se as deduções dos juizes à nota de execução dos ginastas, que parte de 10 pontos e é reduzida a cada falha cometida durante a apresentação. Quem tiver a menor soma em deduções será decretado campeão.

A polêmica foi maior na decisão das barras assimétricas. Após a divulgação do resultado final, Anastasia Liukin ficou visivelmente insatisfeita com sua segunda colocação. Seu pai e técnico, Valeri Liukin, reclamou do critério.

"Não sei se alguém entende o que está se passando", indignou-se o ex-ginasta. Valeri, coincidentemente, dividiu o ouro na prova de barra fixa em Seul-1988 com Vladimir Artemov, ambos atletas da extinta União Soviética. "Eu empatei nos meus Jogos, mas suponho que já não queiram mais isso".

Compartilhe: