UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 06h12

Brasileiras do nado sincronizado ocupam 12º lugar na rotina técnica

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A dupla brasileira Nayara Figueira e Lara Teixeira fez sua estréia em Jogos Olímpicos nesta segunda-feira e terminou em 12º lugar na apresentação de rotina técnica do nado sincronizado. Com a nota 44,334, elas ficaram a 5 pontos das primeiras colocadas, as russas Anastasia Davydova e Anastasia Ermakova, atuais campeãs olímpicas, que fizeram 49,334 no total.

Flávio Florido/UOL
Brasileiras em ação no nado sincronizado. Nayara e Lara estrearam nas Olimpíadas
Flávio Florido/UOL
A dupla terminou em 12º lugar na apresentação de rotina técnica
VEJA FOTOS DAS APRESENTAÇÕES
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
CALENDÁRIO DO NADO SINCRONIZADO
Para se classificarem à fase de disputa por medalhas, o dueto brasileiro precisa ficar entre as doze melhores colocadas. Confiantes, elas querem estar pelo menos entre as dez primeiras. "Nós nos sentimos muito bem para nossa estréia olímpica, muito confiantes, muito à vontade", disse Lara Teixeira.

Segundo a técnica da dupla, Roberta Perillier, o Brasil foi bem na primeira fase, mas poderia ter ficado mais a frente na classificação."Elas foram muito bem, mas eu esperava notas maiores. Elas vêm de várias competições internacionais, em que sempre conseguiram notas acima de nove", afirmou.

Das cinco notas dadas pelos juízes quanto ao critério de execução, Nayara e Lara conseguiram apenas uma nota nove. Já no critério "impressão geral", as brasileiras conseguiram um 9,1 e um 9,2.

Na terça-feira, Nayara e Lara voltam à piscina para as eliminatórias de rotina livre, em prova marcada para as 4h (horário de Brasília). Em Pequim, as duas atletas tentam superar a 12ª colocação geral alcançada pelas irmãs gêmeas Carolina e Isabela de Moraes em Sydney-2000 e Atenas-2004, melhor resultado do nado sincronizado brasileiro em Jogos Olímpicos.

A dupla conquistou a vaga para sua primeira Olimpíada com um 10º lugar na classificação geral da prova de dueto no Pré-Olímpico, disputado em abril no Centro Aquático Nacional, o Cubo d´Água, mesmo local da prova desta segunda-feira.

Compartilhe: