UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 01h26

Ouro e bronze para Austrália no triatlo feminino; Brasil termina em 39º

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A disputa do triatlo feminino acabou com vitória australiana nesta segunda-feira. Emma Snowsill levou o ouro, com o tempo total de 1h58min27s66. Na segunda colocação, a portuguesa Vanessa Fernandes chegou com 1min06s97 de atraso em relação à líder. Emma Moffat, também da Austrália, ficou com o bronze, cruzando a linha de chegada 1min28s18 após a compatriota.

A brasileira Mariana Ohata completou a natação como 27ª colocada, mas perdeu posições durante o restante da prova e terminou na 39ª posição, com 8min44s26 de diferença em relação à primeira colocada.

"Não foi meu dia, meu objetivo era chegar entre as dez primeiras, mas valeu por cada etapa que passei até chegar aqui. Agora quero curtir a China e comer escorpião no espeto", brincou a brasileira, que machucou o calcanhar esquerdo na véspera da prova em Pequim.

"Eu saí do restaurante pedalando numa das bicicletas que temos à disposição e acabei enroscando o pé na roda." A bobeira custou uma queda de desempenho no triatlo, causando dores durante as provas de ciclismo e corrida.

A medalhista Snowsill garantiu a vitória na última etapa, de dez quilômetros de corrida, em que iniciou na quinta posição. Na disputa pela prata, Fernandes venceu com 21s21 de vantagem para Moffat.

O ouro de Snowsill vem compensar uma prata difícil de aceitar em Atenas-2004, quando a australiana Loretta Harrop foi vencida nos 150 m finais pela austríaca Kate Allen. Este ano, Snowsill venceu tranqüila, e teve tempo inclusive de pegar uma bandeira de seu país e terminar a prova festejando.

A australiana medalhista de ouro em Pequim-2008 é a número 3 do mundo, com nove Copas do Mundo de Triatlo na carreira, e também os mundiais de 2006, 2005 e 2003.

*Com agências internacionais. Atualizado às 7h18.

Compartilhe: