UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 16h55

Após fracasso em Pequim, Brasil se prepara para mudanças na ginástica

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A despedida da equipe brasileira de ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Pequim sem medalhas na bagagem marcou o fim de uma era. Agora, com a iminente saída do técnico Oleg Ostapenko e a dissolução da seleção feminina, a modalidade se prepara para mudanças drásticas nos próximos meses.

A principal mudança deve acontecer no comando técnico. O contrato do ucraniano Oleg Ostapenko, no comando da ginástica brasileira desde 2001, acaba em setembro. Dificilmente ele continuará no cargo.

Assim, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) decidiu dissolver a seleção brasileira. As atletas, que ficavam concentradas no centro de treinamento da entidade em Curitiba, agora voltam para os seus clubes, onde devem ficar até o final do ano.

"Depois de tanto tempo, voltar para casa tem um gostinho especial. Eu vou estar com a minha família e com o meu clube, mas o rendimento vai cair um pouco. De qualquer forma, o rendimento sempre cai depois das Olimpíadas", disse Jade Barbosa.

A ginasta também comentou a saída de Ostapenko, que em sua passagem pelo Brasil ficou marcado pelas broncas que dava às atletas assim como pela nítida evolução que deu à seleção.

"Quando ele for embora a gente não vai lembrar das coisas ruins. Tudo o que foi ruim agora não importa mais. O que importa é que o Brasil evoluiu nos últimos anos", declarou Jade.

De saída da seleção, Daiane dos Santos acredita que o Brasil deve seguir os ensinamentos deixados por Oleg. "Temos que aprender a usar o que aprendemos com ele. Não tem porque mudar, tem que manter a mesma cabeça."

Com Ostapenko no comando da seleção feminina, o Brasil conquistou um inédito título mundial no solo, obtido por Daiane dos Santos. A equipe também se classificou para os Jogos Olímpicos, algo que nunca havia acontecido anteriormente.

Entretanto, a passagem do treinador ucraniano pelo país não resultou em medalhas olímpicas. O mais perto que o país chegou foi em Atenas-2004, quando Daiane dos Santos, favorita no solo, acabou em quinto lugar.

Compartilhe: