UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 12h39

Estados Unidos vencem e avançam invictos no basquete feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com vaga assegurada e diante de uma equipe sem esperanças de se classificar à segunda fase das Olimpíadas de Pequim, a seleção feminina de basquete dos Estados Unidos chegou perto de uma pontuação centenária na manhã desde domingo (de Brasília). As atuais campeãs não tomaram conhecimento da Nova Zelândia e aplicaram 96 a 60. Com o resultado, avançaram invictas às quartas-de-final.

Os Estados Unidos terão pela frente agora a seleção da Coréia do Sul. As asiáticas, piores classificada da chave A, só conseguiram selar a passagem para a próxima fase nesta madrugada (de Brasília), ao baterem a Letônia. O confronto que define uma das semifinais está marcado para a próxima segunda-feira, às 11h15 (também de Brasília).

As atuais campeãs olímpicas começaram a partida relaxadas e não deram qualquer importância ao fato de terem saído em desvantagem. Logo a equipe norte-americana resolveu entrar no jogo, e fez a diferença mudar de lado.

Foi assim no primeiro quarto, o mais equilibrado do jogo. O placar final, que apontou 23 a 18, porém, não traduziu toda a superioridade técnica das jogadoras norte-americanas, que foram capazes de virar o placar em poucos minutos de jogo.

A diferença entre as duas equipes só foi se traduzir em números na segunda parcial. A marcação reforçada destruiu a maior parte das jogadas das neozelandesas. Deste modo, o time dos Estados Unidos conseguiu ampliar ainda mais a vantagem: marcou 27 pontos e só sofreu seis.

Na volta do segundo tempo, com boa vantagem no marcador, o time dos Estados Unidos apenas administrou o jogo, usando tiros de três ponteos e gastando o tempo no garrafão adversário. Desta maneira, a quarta parcial teve início com o placar apontando 75 a 42.

Já o último quarto deu a entender que repetiria o primeiro, com o placar estático durante os dois primeiros minutos de jogo. Mas não demorou para as americanas deslancharem e, logo, ampliarem ainda mais a diferença de pontos e selar a classificação.

Compartilhe: