UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 11h34

Jamaica domina o pódio dos 100 m feminino; Bekele bate recorde olímpico

Do UOL Esporte*
Em Sâo Paulo
A Jamaica segue provando seu domínio nos 100 m rasos. Depois de Usain Bolt, com ouro e recorde mundial no masculino, o país conseguiu o pódio completo na prova feminina. A medalha de ouro foi para Shelly-Ann Fraser, que fez a distância em 10s76 e, com sobras, ficou com a vitória.

Luca Bruno/AP
Shelly-Ann Fraser (d) comandou a trinca jamaicana no pódio dos 100 m rasos
Anja Niedringhaus/AP
Etíope Kenenisa Bekele comemora ouro e recorde olímpico nos 10.000 m
IMAGENS DAS PROVAS DE DOMINGO
JESSÉ NA FINAL DO SALTO EM ALTURA
LEIA MAIS SOBRE ATLETISMO
Fraser dominou a prova, principalmente nos 40 metros finais, quando abriu distância para suas compatriotas Sherone Simpson e Kerron Stewart. Para completar a festa, ambas empataram com o tempo de 10s98 e a Jamaica levou duas pratas.

Os Estados Unidos, que chegaram com outras três velocistas à final não fizeram frente ao trio. Laurun Williams, medalhista de prata em Atenas, foi apenas a quarta colocada, com 11s03. A norte-americana chegou a apertar o ritmo no final, mas não conseguiu repetir sua medalha de quatro anos antes.

Depois da chegada, as três jamaicanas comemoraram e deram a volta olímpica juntas, enroladas a uma bandeira do país. Elas foram para junto da torcida do país, que desde a final que deu o ouro a Bolt comparece ao Ninho de Pássaro.

Recorde nos 10.000 m
Quem também colocou mais de um representante no pódio foi o etíope Kenenisa Bekele, que de quebra bateu o próprio recorde olímpico da distância. Bicampeão dos Jogos, somando a vitória ao ouro de Atenas-2004, o fundista correu a prova em 27min01s17, voltando a bater a marca. Há quatro anos, ele venceu com 27min05s10.

A disputa foi apertada com seu compatriota Sileshi Sihine, mas nos metros finais Bekele assumiu a liderança e liderou. Sihine marcou 27min02s77.

E, depois da dupla prata dos 100 m rasos feminino, outro empate marcou a disputa, uma vez que os quenianos Micah Kogo e Moses Masai terminaram com o mesmo tempo: 27min04s11. Mas, ao contrário do que ocorreu com as jamaicanas, apenas Kogo leva o bronze, definido pela foto de chegada.

*Atualizada às 12h33.

Compartilhe: