UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 08h02

"Peço desculpas aos brasileiros", diz Diego Hypólito

Lello Lopes
Em Pequim (CHN)
Diego Hypólito quase não conseguiu falar após a final do solo masculino neste domingo. Arrasado pela queda ao final de sua apresentação, responsável pelo sexto lugar na classificação final, o ginasta murmurou poucas palavras e pediu desculpas pelo erro.

"Peço desculpas aos brasileiros. Treinei muito bem, tudo certo, e não sei o que aconteceu", lamentou o paulista, que era a principal esperança de medalhas da ginástica brasileira nos Jogos de Pequim. "Mais do que ninguém eu queria essa medalha".

O atleta mostrou total desconsolo com o erro que lhe tirou chances de pódio olímpico. "Esse último movimento que eu faço [um duplo twist grupado] é um que eu já faço há muito tempo, eu nunca erro", reiterou Diego.

A comoção se estendia à comissão técnica brasileira. Treinador de Hypólito no Flamengo e na seleção brasileira, Renato Araújo metaforizou sobre o resultado negativo de seu pupilo. "Foi a maior pancada que a gente já tomou na vida. Foi uma medalha de ouro ao contrário", afirmou o técnico. "Ele vai demorar muito para se recuperar, e eu também".

O sofrimento de Diego começou ainda no tablado. Após performance quase impecável, o ginasta caiu em sua última aterrissagem e mostrou total perplexidade, quase não conseguindo se levantar do chão. Diego se encaminhou para o banco próximo ao aparelho, aguardou sua nota e sequer continuou acompanhando a prova.

"No final eu falei para ele que o nosso mundo caiu, mas que a vida continua. Não posso falar mais nada", contou Renato Araújo.

O principal rival de Diego na prova, o romeno Marian Dragulescu, cometeu a mesma falha que o brasileiro e ficou em sétimo lugar. Kai Zou garantiu a quarta medalha de ouro da China na ginástica nos Jogos de Pequim.

Para Renato Araújo, Diego Hypólito não sentiu a pressão de entrar na final como o favorito ao ouro. "Eu não sei o que pode ter acontecido porque ele sempre foi muito bom com a pressão, com o ginásio cheio. Ele compete internacionalmente desde 1996. Então se isso não for experiência, eu não sei o que é", disse.

Compartilhe: