UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 16h12

Brasil usa despedida da primeira fase como aquecimento para finais

Lello Lopes
Em Pequim (China)
O Brasil se despede da primeira fase do torneio masculino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Pequim nesta segunda-feira, à 1h (de Brasília), contra a Alemanha. A seleção vai usar a partida como preparação para a fase final do campeonato.

Flávio Florido/UOL
O técnico Bernardinho irá usar a partida contra a Alemanha para testar jogadores
VEJA FOTOS DA VITÓRIA
CALENDÁRIO DOS JOGOS DE VÔLEI
PÁGINA DA MODALIDADE
GIBA É ESSENCIAL?
A equipe chega embalada pela boa vitória de 3 sets a 0 contra a Polônia no último sábado. O resultado classificou o Brasil para as quartas-de-final da competição.

Diante da Alemanha, o técnico Bernardinho admitiu realizar alguns testes na equipe. O meio-de-rede Rodrigão e o levantador Bruninho devem ganhar uma oportunidade de atuar na partida.

"A Alemanha é um bom teste porque é um time que saca forte e bloqueia pesado", disse o técnico Bernardinho. "Eles vão entrar sem nada a perder. Temos que fazer o nosso jogo", completou o treinador.

O Brasil ocupa a segunda colocação do grupo B, atrás da Rússia. Para terminar a fase inicial na liderança, precisa vencer os alemães e torcer para os russos tropeçarem na Polônia.

"A chave está embolada. Se a Polônia ganhar vai embolar todo mundo. Mas antes de pensar no primeiro lugar temos que fazer a nossa parte", disse o ponteiro Dante.

Até agora, o Brasil só não conseguiu fazer a sua parte na partida contra a Rússia, quando acabou derrotado por 3 sets a 1. Para Dante, o resultado mostra o equilíbrio no campeonato.

"Esta Olimpíada está sendo muito mais difícil do que a Olimpíada passada (em Atenas, na Grécia). Os outros times melhoraram um pouco", disse o jogador, que esteve presente na conquista da medalha de ouro de quatro anos atrás.

Caso fique em primeiro lugar do grupo, o Brasil vai enfrentar o quarto colocado da chave A, provavelmente a seleção da China. Se ficar em segundo ou terceiro, o adversário nas quartas-de-final será definido após um sorteio com o segundo e o terceiro colocados do outro grupo.

Além de Brasil x Alemanha e Rússia x Polônia, a última rodada da primeira fase do torneio masculino de vôlei dos Jogos Olímpicos conta com as seguintes partidas: Bulgária x Venezuela, China x Itália, Japão x Estados Unidos e Egito x Sérvia.

Compartilhe: