UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 05h33

Coréia do Sul elimina Letônia e vai às quartas no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O jogo valia uma vaga na próxima fase no torneio de basquete feminino. Letônia e Coréia do Sul, com três derrotas cada, só haviam ganhado do Brasil, e precisavam da vitória para seguir às quartas-de-final. As sul-coreanas, com ligeira vantagem tática em quadra, conseguiram a vitória que garantiu a classificação, por 72 a 68.

Normalmente as equipes aproveitam o início de partida para reconhecer o adversário. No entanto, à perigo na quinta rodada, Coréia do Sul e Letônia não tinham tempo a perder e partiram para o ataque.

A Letônia tentou surpreender o time sul-coreano nas reposições de bola, usando as alas Gunta Basko e Jekabsone em arrancadas rápidas. Porém, frente a frente com a tabela, as letãs se atrapalharam e perderam dois ataques seguidos.

A Coréia do Sul respondeu mantendo o mesmo estilo de jogo que derrotou o Brasil na estréia. Sem uma jogadora de habilidade no garrafão, as sul-coreanas armaram as jogadas em cima das suas melhores arremessadoras, Beon e Jungeun Park, que chutam bem à distância. O placar seguiu com diferença de um ponto em todo o período, trocando a liderança de mãos, e, no final, a Letônia acabou na frente convertendo lances livres.

Com uma movimentando melhor em quadra, a equipe sul-coreana abriu dez pontos no segundo quarto. As letãs se desestabilizaram, dependentes de Jekabsone no ataque. A ala decidiu a partida contra o Brasil no último lance, numa infiltração que virou o placar com dois segundos restantes de partida. Na segundo quarto, a atuação da letã não salvou seu time como da outra vez, e as sul-coreanas abriram 42 a 35.

A Coréia do Sul foi mais time em quadra. O conjunto da Letônia não conseguia se impor, e dava sinais de afobamento, errando passes e bobeando na marcação da defesa. A troca de passes sul-coreana no ataque envolvia o time europeu, que seguidamente caía nas armadilhas da armação, deslocando até três jogadoras atrás da bola, livrando as adversárias para o arremesso.

No último período, não havia escolha para a Letônia, era tudo ou nada. Depois de converter apenas nove pontos no terceiro quarto, a equipe encurtou a diferença no placar para cinco pontos. Vendo a vitória ameaçada, a Coréia do Sul tentou sem sucesso se garantir nos arremessos de três pontos, e a vaga nas quartas ainda não tinha dono certo a três minutos para o fim.

A Coréia do Sul, mais lenta em quadra devido ao cansaço, deu chance de reação às letãs, que ficaram quatro pontos atrás no minuto final, motivadas para virar a partida da mesma maneira que fizeram contra o Brasil. Porém, um erro na saída de bola, a 20 segundos para o fim, eliminou a Letônia do torneio olímpico.

Compartilhe: