UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 04h17

Após acertar alvo do rival em 2004, atleta erra tiro simples em Pequim

Das agências internacionais
Em Pequim (China)
O norte-americano Matthew Emmons cometeu um erro primário em seu último disparo e deixou escapar neste domingo a medalha de ouro na prova de carabina três posições para o chinês Qiu Jan, encerrando a disputa na quarta colocação. Esta é a segunda vez que Emmons perde o ouro no último tiro: em Atenas 2004, o norte-americano cometeu um engano e mirou no alvo do competidor vizinho, encerrando a prova na última posição.

Helmut Fohringer/EFE
Norte-americano liderava até perto do fim, mas fez pior disparo e ficou fora do pódio
BLOG: ESPOSA CONSOLA AZARADO
CALENDÁRIO DE TIRO
NOTÍCIAS DE PEQUIM
Em Pequim, Emmons precisava acertar o décimo disparo em um ponto qualquer próximo ao centro, depois de uma série de nove disparos quase perfeitos. O norte-americano, que liderava a prova com 3,3 pontos de vantagem, marcou somente 4,4 pontos e praticamente entregou o ouro a Jan, seguido pelo ucraniano Jury Sukhorukov e por Rajmond Debevec, da Eslovênia. Até então, o pior disparo entre os competidores havia somado 7,7 pontos.

A decepção em 2008 remete ao fiasco do próprio Emmons há quatro anos, na mesma prova. Aos 23 anos, o norte-americano era a revelação do torneio e chegou ao décimo tiro da bateria final com três pontos de vantagem sobre outro chinês, Jia Zhanbo. O norte-americano acertou então um belo tiro de 8,1 pontos, suficientes para lhe garantir a medalha de ouro. Os juízes, no entanto, deram ao atleta uma nota zero.

Emmons fez confusão e mirou o alvo da pista à direita, executando um disparo cruzado que causou sua queda para a oitava posição. "Normalmente eu olho [pela mira] no número sobre o alvo e então abaixo para mirar. No último tiro, não olhei para o número antes. Estava apenas tentando me manter calmo para o último disparo. Deveria ter olhado", disse o norte-americano, na época.

Alguns dias antes, o norte-americano havia conquistado a medalha de ouro na prova de carabina deitado nos Jogos de Atenas, com uma atuação irrepreensível.

Compartilhe: