UOL Olimpíadas 2008 Notícias

17/08/2008 - 03h14

Trio britânico leva o primeiro ouro da vela na classe Yngling

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A primeira medalha de ouro da vela em Pequim saiu para o Reino Unido. As britânicas Sarah Aynton, Sarah Webb e Pippa Wilson venceram a regata da medalha da classe Yngling neste domingo e terminaram na liderança geral.

Peter Andrews /Reuters
Chuva não incomodou a comemoração das britânicas campeãs olímpicas na Yngling
SCHEIDT E PRADA VENCEM
BRITÂNICO LEVA OURO NA FINN
LEIA MAIS SOBRE VELA
Com o resultado, Aynton e Webb se tornaram bicampeãs olímpicas, pois já tinham vencido em Atenas-2004, com Shirley Robertson no lugar de Pippa Wilson.

A medalha de prata ficou com o trio holandês Mandy Mulder, Annemieke Bes e Merel Witteven, que ficou em quinto na regata da medalha. As gregas Sofia Bekatorou, Sofia Papadopoulou e Virginia Kravarioti terminaram em terceiro na prova decisiva e ficaram com o bronze.

As britânicas chegaram na regata da medalha já na liderança, com 22 pontos perdidos. Logo atrás estavam as holandesas, com 23, as gregas, com 42, e a embarcação norte-americana, com 43. O pódio acabou confirmando a classificação geral antes da prova.

Em meio a nuvens negras, chuva e vento intenso, as britânicas dominaram a prova por completo. Mas tiveram a liderança ameaçada pelo trio alemão Ulrike Schuemann, Ute Hoepfner e Julia Bleck no último trecho. As alemãs terminaram em segundo lugar, a sete segundos do barco britânico, e ficaram em quarto no geral.

Na classe Yngling, os barcos são comandados por trios femininos. Após oito provas, os dez primeiros foram para a regata da medalha, que é mais curta, vale o dobro de pontos e não pode ser descartada. Esta foi a primeira regata da medalha já realizada em Jogos Olímpicos.

Compartilhe: