UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 23h23

Seleção feminina perde e fica fora das quartas do handebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Contra a lanterna do grupo, o Brasil só precisava de uma simples vitória para se classificar à próxima fase do handebol. Depois de vencer as líderes, as sul-coreanas, a tarefa não parecia difícil. A seleção feminina, porém, perdeu por 25 a 22 neste sábado à noite (horário de Brasília) para a Suécia e está fora da briga por medalha.

Hoang Dinh/AFP
Equipe sueca teve facilidade no ataque e conseguiu virar a partida e eliminar o Brasil
TABELA DO GRUPO BRASILEIRO
VEJA MAIS DA MODALIDADE
A vitória sobre as asiáticas, as vice-campeãs olímpicas, na rodada passada, surpreendeu a todos, mas não foi suficiente para deixar confiante o time que entrou em quadra na rodada final do grupo B. Até um empate colocava o Brasil com chances de chegar às quartas.

O começo da partida mostrava que a vitória sairia com facilidade. Com um semblante bastante concentrado, as atletas brasileiras iniciaram bem, principalmente no ataque. Após os dez minutos iniciais, o Brasil já vencia por 5 a 2. Foi a partir daí que o time diminuiu a marcação e chegou a sofrer a virada por 9 a 8 com 21 minutos de partida.

Irritado com a postura do time, o treinador espanhol Juan Olivera pediu mais objetividade no ataque e atenção na defesa. Abatida, porém, a equipe não reagiu e foi para o intervalo perdendo o confronto por 14 a 11. A defesa era o principal problema.

O início da etapa final foi muito similar ao fim do primeiro tempo. Foi só a partir dos cinco minutos que o Brasil ganhou mais confiança e fez o suficiente para chegar ao empate parcial por 15 a 15. Foi o melhor momento da seleção no confronto.

Com as suecas confiantes, depois da vitória sobre a Alemanha e o bom primeiro tempo, as brasileiras não tiveram como segurar o placar emparelhado, deixaram as adversárias abrirem vantagem e tiveram mais uma derrota no torneio.

Depois de empatar com a Hungria, sofrendo um gol no último segundo, e ser derrotado pela Alemanha, rival direta na briga da classificação, na primeira rodada, o Brasil deu mostras que poderia chegar às quartas ao derrotar a Coréia do Sul com um gol marcado por Ana Paula no último segundo também.

Em Atenas-2004, a seleção ficou em sétimo depois de conseguir se classificar às quartas, na melhor performance do handebol nacional em uma Olimpíada. Agora, as brasileiras brigam, no torneio de consolação, pelo nono lugar.

Compartilhe: