UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 07h51

No primeiro dia das finais, Reino Unido é tricampeão no Quatro sem

Do UOL Esporte
Em São Paulo
No primeiro dia das finais do remo, o Reino Unido confirmou a supremacia no Quatro sem, enquanto a búlgara Rumyana Neykova superou a tradição de sua adversária para levar o ouro no skiff simples feminino. Sete finais foram disputadas neste sábado no Parque Olímpico de Remo e Canoagem de Shunyi.

Na primeira final do dia, a favorita Ekaterina Karsten, da Belarus amargou um bronze na prova vencida pela búlgara Rumyana Neykova. Invicta no skiff simples desde que perdeu a final de Atenas-2004, a detentora de cinco medalhas olímpicas foi obrigada a assistir ao choro de Rumyana do ponto mais baixo do pódio.

No masculino, o norueguês Olaf Tufte conquistou o bicampeonato olímpico ao superar seu principal adversário Mahe Drysdale. O campeão mundial da Nova Zelândia, que disputou sua primeira olimpíada na categoria skiff simples, ficou na terceira posição.

A maior emoção da tarde ficou por conta da final do skiff duplo feminino. Em um sprint sensacional, as irmãs Caroline e Georgina Evers-Swindell cruzaram a linha de chegada praticamente juntas com as alemãs Annekatrin Thiele e Christiane Huth. Um mero centésimo de segundo deu a glória dourada às irmãs neozelandesas.

Na última prova do dia, o Quatro sem timoneiro, os britânicos impuseram sua supremacia e venceram o tricampeonato olímpico. Tom James, Steve Williams, Pete Reed e Andrew Triggs Hodge superaram contusões ao longo do ano para vencer as equipes australianas e francesas e ganhar o ouro.

Nas finais do Dois sem masculino e feminino, dois bicampeonatos olímpicos. Primeiro com as romenas Georgeta Andrunache e Viorica Susanu, depois com os australianos Drew Ginn e Duncan Free. A Austrália levou a melhor também no skiff duplo masculino, seguidos por Estônia e Reino Unido. No domingo serão realizadas as últimas finais do remo.

Compartilhe: