UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/08/2008 - 03h41

Alemanha dá trabalho, mas Sérvia consegue 1ª vitória no vôlei masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Vice-campeã da Liga Mundial e credenciada como uma das seleções favoritas ao ouro olímpico, a Sérvia levou quatro rodadas para conseguir sua primeira vitória no torneio masculino de vôlei dos Jogos de Pequim. Depois das derrotas para Rússia, Brasil e Polônia, o time do técnico Igor Kolakovic conseguiu seu primeiro êxito neste sábado, em um difícil encontro com a Alemanha. Os sérvios venceram por 3 sets a 1, parciais de 25-21, 27-25, 24-26 e 25-23.

Reuters/Alexander Demianchuk
Bloqueio alemão deu muito trabalho ao time sérvio no confronto deste sábado
Reuters/Alexander Demianchuk
Mas no final, a Sérvia levou a melhor com 3 sets a 1 e conseguiu sua primeira vitória
VEJA IMAGENS DA RODADA
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
TABELA DO TORNEIO MASCULINO
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
A vitória trouxe um pouco de alívio aos sérvios. A equipe se manteve na incômoda quinta posição do Grupo B, fora da zona de classificação para as quartas-de-final, mas alcançou os mesmos cinco pontos da Alemanha, quarta colocada. A vantagem sérvia, porém, reside no fato de que a equipe enfrentará a fraca seleção do Egito na última rodada. Já os alemães terão que encarar o Brasil.

No jogo deste sábado, as duas equipes equilibraram forças na metade inicial do primeiro set, mas não demorou até que a Sérvia deslanchasse no placar. Com cinco pontos consecutivos, sendo três deles de Bojovic e outros dois de Podrascanin, o time abriu uma vantagem de seis pontos (16-10) para cima dos alemães.

Ao contrário do previsto, os germânicos não se desconcentraram diante da ampla diferença. Após uma boa conversa no intervalo técnico, a equipe retornou à quadra com o bloqueio afiado. Pior para o sérvio Miljkovic, que passou a ser o alvo principal da muralha alemã.

Os alemães reduziram a vantagem rival para apenas um ponto, mas o bom ritmo da defesa sérvia e a maior utilização dos meios-de-rede Podrascanin e Geric fizeram a diferença. Com isso, os sérvios fecharam o primeiro set com 25-21.

O ataque sérvio voltou avassalador no segundo set e permitiu à equipe abrir cinco pontos (9-4). A equipe chegou à reta final da etapa com quatro pontos de vantagem, mas os alemães iniciaram uma grande recuperação, alcançando o empate (23-23) e salvando dois set points. Porém, com um bloqueio de Grbic, a Sérvia fechou em 27-25.

No terceiro set, a Alemanha passou a forçar mais os saques, desacelerando os ataques sérvios e, conseqüentemente, diminuindo a ação dos meios-de-rede. A tática surtiu efeito. Os alemães chegaram ao primeiro intervalo técnico na frente, 8-7, e abriram dois pontos de vantagem em seguida. A Sérvia chegou a virar o jogo, 11-10, mas os germânicos retomaram a frente no marcador e voltaram a abrir diferença: 19-17.

Na reta final do set, as duas equipes protagonizaram uma série de viradas e salvaram set points para os dois lados, até que a Alemanha fechou com 26-24 em um ace de Schops.

Sérvios e alemães fizeram do quarto set o mais equilibrado do jogo, sem que nenhum dos times conseguisse abrir mais do que dois pontos de vantagem no marcador. O bloqueio germânico, porém, foi bem menos efetivo, muito em razão da distribuição de bola variada no time sérvio feita pelo levantador Grbic. E com uma bola rápida pelo meio com Geric, a Sérvia fechou em 25-23, sacramentando sua primeira vitória nos Jogos de Pequim.

Em outro jogo deste sábado pelo Grupo B, a Rússia passou pelo Egito com 3 sets a 0 (25-19, 25-14 e 25-18) e manteve os 100% de aproveitamento na competição. Na última rodada, os russos enfrentam a Polônia.

Compartilhe: