UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 12h47

Time de saltos do hipismo termina dia como segundo na tabela

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A equipe de saltos do hipismo, que tem no currículo duas medalhas de bronze em Olimpíadas (1996 e 2000), começou bem a campanha para mais um pódio nos Jogos Olímpicos. No resultado geral do primeiro dia, o Brasil ocupa a segunda colocação ao lado de Suíça e Canadá e atrás apenas dos EUA.

Em Hong Kong, onde são disputadas as provas de hipismo na China, o time ficou sem Álvaro Affonso de Miranda, o Doda, por causa de uma lesão da égua AD Picolien Zeldenrust. Mesmo assim, o time teve um início de competição quase perfeito.

Pedro Veniss, cavaleiro que ganhou o ouro no Pan em 2007 com o grupo, foi o primeiro a saltar. Com Un Blanc de Blancs, ele zerou o percurso e, como Bernardo Alves, com Chupa Chup, é um dos líderes do invididual sem qualquer falta cometida.

"Por ser a primeira prova o percurso não estava tão difícil, apesar de estar técnico e delicado. Foi importante ter feito uma boa apresentação. Isso com certeza me dará confiança. Ter saltado o Pan no ano passado me ajudou muito, foi uma pressão enorme ter competido em casa com a torcida. Foi uma super experiência, que me ajudou a não sentir tanta pressão aqui nas Olimpíadas", explicou Veniss.

O bom desempenho dos primeiros brasileiros fez bem aos dois outros que, apesar dos erros, deixaram o país na segunda colocação geral. Camila Mazza cometeu cinco pontos, com um erro em obstáculo e outro por estourar o tempo. No individual, ela é a 39ª.

Rodrigo Pessoa, o atual campeão olímpico nos saltos, testou seu cavalo Rufus nas eliminatórias e só perdeu um ponto por causa do tempo estourado por um segundo acima dos 88 permitidos. Ele é o 14º na lista do individual.

"Todos os conjuntos brasileiros saltaram bem e conseguiram bons resultados. Estou satisfeito com a nossa estréia. As provas serão mais difíceis daqui para frente. Estamos trabalhando para trazer mais uma medalha para o Brasil", disse Pessoa.

No domingo, dia 17, as equipes saltam mais uma vez e, na segunda, dia 18, os oitos melhores times classificados do dia anterior tentam a medalha definitiva. Para o individual, a somatória dos pontos será feita a partir do desempenho na prova por equipes e terá a final na quinta-feira, dia 21 de agosto.

Compartilhe: