UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 09h56

Renata e Talita viram jogo quase perdido e avançam às quartas

Lello Lopes
Em Pequim (China)
As brasileiras Renata e Talita precisaram virar um jogo quase perdido para seguirem vivas no torneio feminino de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Pequim. Elas bateram as norueguesas Kathrine Maaseide e Susanne Glesnes por 2 sets a 1, com parciais de 12-21, 21-19 e 15-13, nas oitavas-de-final da competição.

Divulgação/FIVB
Talita (direita) vibra com um ponto na vitória de virada sobre a dupla norueguesa
TABELA DA FASE FINAL
PÁGINA DA MODALIDADE
PERFIL DAS BRASILEIRAS
Renata e Talita chegaram a ficar a dois pontos da eliminação da competição. Mas, com muita garra, conseguiram reagir. Assim, elas se classificaram para as quartas-de-final e continuarão na briga por medalhas.

Na próxima rodada, Renata e Talita vão enfrentar as australianas Tamsin Barnett e Natalie Cook. Já as norueguesas voltam para casa mais cedo.

As brasileiras entraram em quadra como favoritas, já que haviam vencido as três partidas anteriores nas Olimpíadas. O retrospecto diante das norueguesas também era muito bom, com três vitórias e apenas uma derrota. Mas nesta sexta, na Arena de Vôlei de Praia de Chaoyang, a dupla brasileira teve mais dificuldade do que esperava.

Um ponto foi crucial para que o domínio de Maaseide e Glesnes acontecesse. Um ataque de Talita bateu na rede e foi para fora. A brasileira reclamou com a arbitragem, mas não conseguiu reverter a marcação, que deixou o placar em 5-5.

A partir daí, as norueguesas passaram a virar a maior parte das bolas, principalmente nos ataques de Maaeseide. Um bloqueio de Glesnes, que atuou com o pé direito protegido por uma tala branca, deixou a vantagem da dupla nórdica em seis pontos (16-10).

As brasileiras ficaram sem reação. Uma cortada de Maaseide definiu a parcial em fáceis 21-12 para a dupla da Noruega.

No segundo set, Renata e Talita voltaram melhor. As brasileiras conseguiram equilibrar o jogo, evitando que a dupla adversária voltasse a abrir uma larga vantagem. Mesmo assim, as brasileiras pareceram desligadas em alguns pontos. E isto foi fundamental para que as norueguesas fizessem 19-16.

Quando o jogo parecia perdido, a dupla brasileira reagiu. Com um bloqueio de Talita, o Brasil passou à frente do marcador. E um ataque de Renata definiu o set em 21-19.

Mas Renata e Talita não conseguiram aproveitar o bom momento na partida. No tie-break, as norueguesas abriram três pontos de vantagem (5-2) logo no começo.

As brasileiras mostraram novo poder de reação. E, com um erro de saque adversário, ganharam o jogo por 15-13.

"A gente não entrou bem, não buscou o nosso jogo. O que importa é que depois a gente ganhou na base da garra. Mas não estou satisfeita. A gente errou bastante", reconheceu Renata.

Compartilhe: