UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 08h40

Fernanda e Isabel estão em quarto na classificação geral da 470

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A dupla brasileira Fernanda Oliveira e Isabel Swan mostrou que pode brigar por medalha na classe 470, com um sexto e um segundo lugar nas duas regatas realizadas nesta sexta-feira em Qingdao. Os resultados deixam Fernanda e Isabel em quarto lugar na classificação geral.

No masculino, apenas uma regata foi realizada, devido ao atraso no calendário causado pela falta de vento. Fabio Pillar e Samuel Albrecht ficaram em 16º lugar e ao menos conseguiram manter a 18ª posição no total, faltando três provas até a regata da medalha. A dupla perdeu 87 pontos até agora, enquanto os líderes Nathan Wilmot e Malcom Page, da Austrália, têm apenas 22 pontos perdidos.

Por outro lado, Fernanda e Isabel ainda têm duas regatas para diminuir a diferença de 27 pontos das líderes, as australianas Elise Rechichi e Tessa Parkinson, antes da prova decisiva. A regata da medalha vale o dobro de pontos e não pode ser descartada.

Fernanda e Isabel começaram a primeira regata do dia passando em segundo lugar nas duas primeiras marcações. Mas, assim como aconteceu nas últimas regatas realizadas na quarta-feira, as brasileiras perderam velocidade na virada do percurso, e terminaram em sexto.

Na segunda regata, as brasileiras não vacilaram na segunda metade do trajeto e mantiveram a boa posição, terminando atrás apenas das israelenses Nike Kornecki e Vered Buskila, que estão logo à frente de Fernanda e Isabel no geral, com diferença de 9 pontos.

"Vamos continuar tentando somar o menor número de pontos possível nas duas regatas que ainda faltam. Os ventos estão mais fortes e isso tem sido muito bom", explicou Fernanda. Após um dia intenso, a dupla vai tentar se recuperar até a próxima prova: "Foi uma etapa muito, mas muito cansativa. Estamos mortas", admitiu.

Laser

O brasileiro Bruno Fontes teve uma boa recuperação na quarta regata da Laser e terminou em 12º, após passar pela primeira bóia em 20º. Fontes ficou 2min24s atrás do britânico Paul Goodison, que também é o líder geral com 33 pontos perdidos. O catarinense soma 91 pontos perdidos e está em 23º lugar.

O calendário da Laser é um dos mais afetados pela inconstância do vento em Qingdao. A próxima regata da classe está marcada para sábado, à 1h (horário de Brasília). Já as provas da 470 serão retomadas também no sábado, a partir das 2h, com a regata masculina.

*Atualizada às 10h20, com agências

Compartilhe: