UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 08h15

Bimba mantém nona posição na RS:X; Couto se complica na Finn

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, ficou em sexto lugar na quinta regata da classe RS:X nesta sexta-feira, após esperar quase três horas pelo vento no Centro de Vela de Qingdao. Com o resultado, Bimba mantém a nona posição no geral.

Pela mesma classe, no feminino, a brasileira Patrícia Freitas também ficou com a sexta posição na quinta regata, mas ainda está longe das primeiras colocadas na classificação geral, em 17º.

Bimba começou a prova passando em 26º na primeira bóia. Mas, a partir daí, o brasileiro só ganhou posições. Faltando apenas um contorno para a chegada, Bimba já estava em oitavo, e ainda passou mais dois antes de terminar a 5min54 do vencedor, o britânico Nick Dempsey.

O resultado mantém o velejador nacional entre os dez primeiros na RS:X, com 31 pontos perdidos. O líder é o israelense Shahar Zubari, que perdeu apenas oito pontos após cinco regatas. Ainda restam mais cinco até a regata da medalha, que vai decidir o pódio.

Já Patrícia Freitas manteve um bom ritmo durante toda a regata, começando em oitavo e ganhando a sexta posição na segunda bóia, para mantê-la até o final. Patrícia segue com 54 pontos perdidos, 48 a mais que a líder, a chinesa Jian Yin.

Finn

Pela oitava regata da classe Finn, Eduardo Couto se complicou ao queimar a largada e ser desclassificado, perdendo 25 pontos e três posições na classificação geral. Em 13º, com 89 pontos perdidos, Couto ficou de fora da regata da medalha. O líder, o campeão olímpico Ben Ainslie, tem 21 pontos perdidos.

Para piorar a situação de Couto, a nona e a décima regata da Finn foram canceladas devido ao atraso no calendário provocado pela falta de vento, e a regata da medalha está marcada para sábado, às 2h (horário de Brasília). A classe Yngling também teve duas provas canceladas.

Com o atraso de todas as regatas de sexta-feira, a seqüência das provas das classes RS:X será retomada no sábado, a partir das 3h (horário de Brasília).

Compartilhe: