UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 06h49

Scheidt e Prada terminam em décimo na primeira regata da Star

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após quase três horas de atraso devido à falta de vento, os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada estrearam nos Jogos Olímpicos nesta sexta-feira na primeira regata da classe Star, no Centro de Vela de Qingdao Os brasileiros terminaram em décimo lugar, 3min52s atrás dos líderes.

Olivier Hoslet/EFE
Brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada preparam o barco antes da regata
VEJA FOTOS DAS REGATAS
LEIA MAIS SOBRE VELA
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
PLACAR AO VIVO DE PEQUIM
Os vencedores foram os suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom, que chegaram com uma vantagem de 34 segundos sobre a embarcação alemã composta por Marc Pickel e Ingo Borkowski. Os portugueses Afonso Domingos e Bernardo Santos ficaram em terceiro.

O barco de Scheidt e Prada largou lado a lado com o da Suécia, mas foi perdendo velocidade e passou pela primeira marcação em 12º lugar. Antes da segunda bóia, eles ainda seriam ultrapassados pela embarcação italiana.

Mas, após o último contorno, os brasileiros campeões mundiais da categoria recuperariam a posição e ainda ultrapassariam os barcos da França e da Austrália nos momentos finais.

"Fomos prejudicados pela rondada do vento na largada e acabamos optando pelo lado pior da raia. Ficamos para trás e só no fim conseguimos alcançar a décima colocação", comentou Robert Scheidt.

A segunda regata da Star estava marcada para começar às 3h (horário de Brasília), mas, com os atrasos devido à calmaria, a prova deverá ser remarcada para sábado. Para Bruno Prada, "o importante é manter o foco e ter consciência de que a raia é difícil e que todo o mundo vai errar um pouquinho", disse."Vamos tentar andar entre os primeiros e fazer a nossa regata", completou o brasileiro.

A classe Star ainda terá mais nove provas até a regata da medalha, que vale o dobro dos pontos e define os vencedores. A série decisiva está marcada para o dia 21 de agosto.

Compartilhe: