UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 05h05

Brasil sofre quarta derrota e se despede das Olimpíadas no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira de basquete fez sua melhor partida em Pequim, mas não conseguiu superar a Rússia, e saiu de quadra derrotada por 74 a 64, com a sensação de vexame nas Olimpíadas. Lanterna do grupo A, sem nenhuma vitória, a equipe foi eliminada da competição com a vitória na manhã desta sexta-feira (horário de Brasília) da Belarus sobre a Coréia do Sul. O resultado não permite ao Brasil alcançar mais o quarto lugar e garantir a última vaga.

BRASIL PERDE PARA A RÚSSIA
AP
Com Adrianinha, seleção brasileira soube liderar o placar nos três quartos iniciais
AP
Mas a Rússia, algoz do Brasil na disputa por bronze em Atenas, repetiu a vitória
FOTOS DA PARTIDA DO BRASIL
OUTROS JOGOS DA RODADA
OPINE SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA
PÁGINA DE BASQUETE
Liderando a partida até o início do último quarto, o time de Paulo Bassul deixou a vitória, obrigatória para se manter na competição, escapar. As russas, que estiveram mal nos arremessos durante a partida, souberam virar e se garantiram na próxima fase ao lado da Austrália, que bateu a Letônia na quarta rodada.

O Brasil começou procurando impor velocidade para vencer a marcação individual russa. As infiltrações, com Micaela e Adrianina, funcionaram inicialmente, cavando faltas e aproveitando lances livres.

Aproveitando o mau começo das russas, que erraram oito em 17 arremessos no primeiro quarto, o Brasil abriu pequena vantagem e conseguiu se estabilizar em quadra, abrindo vantagem de cinco pontos.

No segundo quarto, a defesa, com Kelly, soube conter bem as infiltrações da pivô Stepanova, que deixou a quadra com duas faltas, preservada pelo técnico. A ala-pivô Osipova comandou a ofensiva da equipe russa. Mesmo assim, a equipe européia perdeu o período por 15 a 14, no placar parcial, e seguia atrás no confronto (41 a 35).

A vitória nos 20 minutos iniciais, porém, em nada garantia a partida para o Brasil. A seleção continuou bem em quadra, mas sem abrir uma vantagem confortável. Fazendo quarto pontos em oito minutos, as brasileiras permitiram a virada russa, que chegou com Osipova. Karla e Adrianinha, dividindo a armação do time e fazendo jogadas rápidas na reposição de bola, puseram a seleção na frente novamente.

Uma bola russa de três pontos parecia encerrar o quarto a favor da Rússia, mas Adrianinha, no último instante, acertou mais uma de três - a quinta dela no jogo -, e manteve a seleção dois pontos à frente.

No quarto período, porém, o Brasil voltou a mostrar os mesmos erros e nervosismo das derrotas contra Coréia do Sul e Letônia. As russas viraram o placar e passaram a controlar a partida. A bola parou de cair para as brasileiras e Adrianinha, destaque durante a partida, se apagou no último período. A Rússia, mesmo sem apresentar seu melhor jogo, manteve a distância no marcador para seguir invicta no torneio olímpico.

Adrianinha terminou como a cestinha da partida, com 21 pontos, mas apenas ela e Kelly superaram os dois dígitos. Pelo lado russo, a pontuação foi melhor distribuída e quatro atletas superaram a casa dos dez pontos. A armadora Korstin acabou sendo a melhor em quadra, com dez pontos, dez rebotes e cinco assistências.

Este foi o quinto confronto entre as duas equipes e a Rússia desempatou o duelo com o triunfo desta sexta-feira. Os cinco jogos ocorreram em edições olímpicas. O Brasil ganhou em Atlanta-1996 por 82 a 68 e em Sydney-2000 por 68 a 67, nas quartas-de-final. Já a Rússia levou a melhor nas duas partidas de Atenas-2004: 77 a 67 e 71 a 62, na disputa da medalha de bronze, e agora em Pequim.

Compartilhe: