UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 04h35

Schlittler avança à final da repescagem e fica a duas vitórias do bronze

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Após ser derrotado nas quartas-de-final da categoria pesado (+ 100 kg), João Gabriel Schlittler não se abalou e se classificou para a final da repescagem. O brasileiro derrotou Rudy Hachache, do Líbano, e desta forma está a duas vitórias de conquistar a medalha de bronze nas Olimpíadas.

Flávio Florido/UOL
Schlittler lutará agora contra o campeão mundial, Teddy Riner, na repescagem
VEJA MAIS FOTOS DO DIA NO JUDÔ
UOL ENCARA O CAMPEÃO DO MUNDO
Schlittler ainda teve dificuldades no começo da luta devido à pegada do de Hachache. Após três minutos estudando o rival, o carioca acertou um kata-guruma e conquistou o yuko. Logo em seguida, veio novo yuko com imobilização. Com total controle da luta, a vitória veio após desistência no fim do confronto do libanês depois da segunda imobilização.

O próximo desafio de João Gabriel, porém, não deve ser fácil. Ele lutará contra o atual campeão do mundo, o francês Teddy Riner, para ter a oportunidade de ir à luta final pela medalha de bronze.

Mais leve que a maioria dos rivais, Schlittler, com 114 kg, contou com seu bom preparo físico para vencer suas duas lutas iniciais. Na primeira, ele movimentou bastante o ucraniano Yevgeni Sotnikov e ficou com o triunfo após forçar duas punições ao atleta terceiro colocado no último Campeonato Europeu.

Já na segunda, o carioca precisou ir até o golden score contra o estoniano Martin Padar para avançar. Depois de receber uma punição por entrada falsa, ele empatou a luta e conquistou o yuko na morte súbita, que lhe garantiu a passagem para as quartas-de-final.

Quando estava a uma vitória da semifinal, no entanto, o brasileiro errou a entrada de uma técnica de sacrifício e acabou sendo imobilizado pelo cubano Oscar Brayson. Com isso, não conseguiu se vingar pela derrota na final dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, quando perdeu na decisão dos juízes (hantei).

A seleção brasileira de judô encerra sua participação nas Olimpíadas sem ter nem ao menos um atleta classificado para a semifinal. O mais longe que os atletas nacionais chegaram foram nas quartas-de-final, com Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Eduardo Santos e Schlittler. Os dois primeiros conseguiram o bronze na repescagem, assim como Ketleyn Quadros.

Compartilhe: