UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 03h02

Schlittler vence a segunda e reedita final do Pan por vaga na semi

Bruno Doro
Em Pequim (China)
O judô brasileiro continua com esperanças de conquistar um ouro ou uma prata nas Olimpíadas de Pequim. João Gabriel Schlittler venceu sua segunda luta, diante do estoniano Martin Padar no golden score, e desta forma avançou às quartas-de-final da categoria pesado (+ 100 kg).

Agora, ele lutará contra o cubano Oscar Brayson por uma vaga na semifinal. Este é o mesmo adversário que derrotou o brasileiro na final dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro após uma exaustiva luta de dez minutos, decidida pelos juízes (hantei).

Experiente atleta do circuito mundial, Padar era um judoca da categoria meio-pesado que subiu para a classe mais pesada da modalidade. Ao todo, o estoniano soma 16 medalhas em copas do mundo (seis de ouro, quatro de bronze e seis de bronze). Nesta sexta-feira, porém, ele não foi páreo pata o brasileiro.

O estoniano começou com pegada melhor que a de Schlittler, subindo sua mão esquerda. Precisando adotar uma postura defensiva, o carioca foi punido por falso ataque com quase dois minutos de luta. Depois disso, o brasileiro passou a apostar nas entradas de sacrifício, sem ter sucesso na estratégia.

A 1min40s do término da luta, Padar sentiu muitas dores na perna, e o brasileiro passou a movimentar mais a luta. Trinta segundos depois, foi a vez de o atleta europeu ser punido, o que deixou o placar igual e fez o combate ir para o golden score.

Na prorrogação, o preparo de João Gabriel falou mais alto novamente. Mais cansado, Padar ficou mais parado, mas ainda assim produziu bons ataques. Após pouco mais de dois minutos, o brasileiro acertou bom kata-guruma e venceu a disputa.

Mais leve que a maioria dos rivais, Schlittler, com 114 kg, também contou com seu bom preparo físico para vencer a primeira luta. Ele movimentou bastante o ucraniano Yevgeni Sotnikov e ficou com o triunfo após forçar duas punições ao atleta terceiro colocado no último Campeonato Europeu.

Até esta sexta-feira, a seleção brasileira de judô não teve nem mesmo um atleta classificado para uma semifinal nas Olimpíadas. O mais longe que os atletas nacionais chegaram foram nas quartas-de-final, com Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Eduardo Santos. Os dois primeiros conseguiram o bronze na repescagem, assim como Ketleyn Quadros.

Compartilhe: