UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 01h57

João Gabriel Schlittler vence a primeira e chega às oitavas

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Último judoca brasileiro a entrar no tatame em Pequim, João Gabriel Schlittler começou bem sua primeira Olimpíada. O carioca conseguiu a vitória sobre o ucraniano Yevgeni Sotnikov. Com isso, ele avançou às oitavas-de-final da categoria pesado (+ 100 kg) e manteve as chances de conquistar o único ouro nacional na modalidade.

Apesar de nunca ter enfrentado seu primeiro rival desta sexta-feira, o brasileiro foi para a disputa com currículo similar ao do ucraniano no circuito mundial. Ambos têm como melhor resultado o terceiro lugar em um campeonato mundial - Schlittler foi no ano passado, e Sotnikov em 2003. Além disso, os dois já obtiveram um vice-campeonato continental.

Mas quando a luta começou, o brasileiro soube se impor muito bem. João Gabriel ainda teve dificuldades com a forte pegada do ucraniano no início. Ele tentou cruzar a gola para matar a manga direita de Sotnikov, mas seu rival anulava as investidas do brasileiro empurrando-o para baixo.

Com o decorrer do combate, o carioca mostrou melhor preparo físico e começou a movimentar mais a luta. Desta forma, ele forçou punição a Sotnikov por falta de combatividade após pouco mais de dois minutos de luta. A 1min30s do término, o europeu recebeu nova falta por pisar fora. À frente no placar, ele segurou o resultado até o fim.

Até esta sexta-feira, a seleção brasileira de judô não teve nem mesmo um atleta classificado para a semifinal nas Olimpíadas. O mais longe que os atletas nacionais chegaram foram nas quartas-de-final, com Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Eduardo Santos. Os dois primeiros conseguiram o bronze na repescagem, assim como Ketleyn Quadros.

Compartilhe: