UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 22h54

Lenílson garante vaga e promete surpresa nos 100 m; recordista se poupa

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O brasileiro Vicente Lenílson conseguiu a classificação para as quartas-de-final dos 100 m rasos, após ser o terceiro colocado na primeira bateria da prova e mostrou muita confiança em conseguir um bom resultado. Nas eliminatórias, ele cravou o tempo de 10s26, que lhe garantiu vaga na próxima fase da disputa mais tradicional do atletismo.

David J. Phillip/AP
Ao lado de Tyson Gay (d), Codó garantiu vaga na semifinal, assim como Lenílson
Kay Nietfeld/EFE
Recordista mundial, o jamaicano Usain Bolt mostrou tranqüilidade na sua estréia
Franck Robichon/EFE
Após queimar a largada em sua série, o velocista Sandro Viana chegou só em 6º
CONFIRA O PERFIL DOS BRASILEIROS
LUCIMARA ESTRÉIA NO HEPTATLO
PÁGINA ESPECIAL DO ATLETISMO
FOTOS DA ESTRÉIA DA MODALIDADE
ENQUETE: LENÍLSON TEM CHANCES?
Na mesma bateria, o jamaicano Usain Bolt, atual recordista mundial da distância (9s72), poupou seu físico e fez uma corrida objetivando apenas a classificação, encerrando com o tempo de 10s20. O segundo melhor colocado foi Daniel Bailey, de Antígua e Barbuda, com 10s24.

O outro brasileiro classificado às quartas-de-final foi José Carlos Moreira, o Codó. Na mesma raia de Tyson Gay, que liderou com 10s22, ele conseguiu o segundo tempo, empatado em 10s29 com o nigeriano Olusoji Fasuba. Já Sandro Viana queimou a largada de sua série e depois não conseguiu um bom resultado, ficando apenas na sexta posição de sua bateria, com 10s60.

Quem também se poupou e não buscou o recorde mundial dos 100 m rasos foi o antigo dono da marca, o também jamaicano Asafa Powell. Com um ritmo fraco, ele se garantiu nas quartas-de-final com o melhor tempo que Bolt, terminando em 10s16.

Ao fim das dez séries, o atleta mais rápido das eliminatórias foi Tyrone Edgar, do Reino Unido. Ele também não baixou a marca dos dez segundos e ficou com o tempo de 10s13, seguido pelos jamaicanos Michael Frater (10s15) e Powell (10s16). O tempo de Lenílson foi o 15º no geral, e o de Codó, o 21º.

Confiança
A marca de Vicente Lenílson foi a sua melhor na atual temporada e o brasileiro chegou a prometer mais para as finais. Questionado sobre quem seria o favorito entre Bolt, Powell e o norte-americano Tyson Gay, ele deixou o mistério no ar. "Nenhum dos três, vai dar surpresa", afirmou à SporTV, com seu jeito despojado.

O velocista afirmou que também não tentou seu melhor tempo. "Começamos agora o nosso trabalho. Estou muito focado e descansei bem nessa semana para fazer uma boa prova. Sabia que poderia ficar entre os três. Soltei um pouco, não precisava me esforçar tanto logo no começo", completou.

Codó também se mostrou satisfeito com o seu resultado e a vaga conquistada. "Fiquei muito feliz com o meu tempo, porque acho que peguei o tiro mais difícil. Agora tenho de descansar porque à tarde (horário de Pequim) corro de novo e vou tentar esta vaga nas semifinais", comentou ele.

Para Sandro Viana, resta aguardar pelos 200 m e o revezamento 4 x 100 m rasos, em que o Brasil é forte candidato a chegar à final. "Nos 100 m a largada é crucial e eu estava numa área com muito barulho, o que acabou atrapalhou um pouco. Depois, foi um bom tiro, mas sem a largada dificultou", explicou o atleta de Manaus, que teve o 52º tempo.

As quartas-de-final da prova acontecem nesta sexta-feira, a partir das 8h45 (horário de Brasília).

* Atualizada às 00h33

Compartilhe: