UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 16h16

Classificado, Brasil joga agora em busca da 1ª colocação do grupo

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Depois de garantir antecipadamente a classificação para as quartas-de-final do torneio feminino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Pequim, o Brasil tem agora um outro objetivo: assegurar o primeiro lugar do grupo.

Sergio Moraes/Reuters
Classificadas para as quartas, as meninas do Brasil querem a liderança do grupo
PÁGINA OLÍMPICA DO VÔLEI
VEJA FOTOS DAS OLIMPÍADAS
LEIA O BLOG DOS ENVIADOS
Para isso, precisa vencer os dois últimos jogos da fase inicial. O próximo compromisso acontece nesta sexta-feira, à 1h00 (de Brasília), contra o Cazaquistão. O jogo será disputado no Ginásio do Instituto de Tecnologia de Pequim.

O Brasil lidera o grupo B da competição, com seis pontos (três vitórias em três partidas), ao lado da Itália. As duas seleções vão se enfrentar na última rodada, em partida que deve decidir o primeiro colocado da chave.

A primeira posição do grupo é importante na definição do confronto das quartas-de-final. O líder de cada chave irá enfrentar o quarto colocado da chave oposta. Os outros dois confrontos das quartas-de-final serão decididos por sorteio.

Até o momento, o Brasil tem apresentado um grande voleibol nas Olimpíadas. Depois de uma estréia fácil sobre a Argélia, a seleção arrasou a Rússia, atual campeã mundial, e a Sérvia, terceira colocada no último Mundial.

Já o Cazaquistão tem decepcionado no campeonato. O país perdeu os três jogos que disputou. Apenas uma vitória sobre o Brasil manterá a chance de classificação das cazaques para a próxima fase.

Para o técnico José Roberto Guimarães, é hora de manter os pés no chão. "Eu já vi este filme, já passamos por esta situação outras vezes. Por isso, quando acaba a partida eu apago tudo", afirmou.

O Brasil tenta em Pequim chegar a uma final olímpica pela primeira vez no vôlei feminino. A equipe possui duas medalhas de bronze, conquistadas nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000.

Compartilhe: