UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 16h03

Jade tenta surpreender americanas, chinesas e russas na final da ginástica

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A brasileira Jade Barbosa entra como zebra na final do individual geral da ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Pequim, à 0h15 desta sexta-feira, no Ginásio Nacional. E é na condição de azarão que ela tenta conquistar a primeira medalha olímpica do país na modalidade.

Hans Deryk/Reuters
Apenas a 12ª na fase classificatória, Jade corre por fora na busca de uma medalha
MAIS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
PERFIL DE JADE BARBOSA
Duas norte-americanas, duas russas e duas chinesas são as favoritas ao pódio no evento. Jade, que treinou muito para esta competição, corre por fora na briga por medalhas. "Não dá para falar sobre medalhas porque a ginástica é uma caixinha de surpresas", despistou a atleta.

A brasileira terminou a fase de classificação com a 12ª melhor nota. Ela, entretanto, apresentou falhas em pelo menos três aparelhos (solo, salto e trave), e tem reais condições de melhorar o seu desempenho.

Nesta quarta-feira, Jade Barbosa usou a final por equipes para ganhar mais experiência. Foi a primeira vez que a atleta disputou uma decisão olímpica. "Uma competição como essa é matar ou morrer. Foi uma experiência muito boa, que nunca tinha sentido na vida", disse a ginasta.

A favorita ao ouro é a norte-americana Shawn Johnson, atual campeã mundial da modalidade. Ela obteve a maior nota entre todas as atletas que disputaram as eliminatórias. A também norte-americana Nastia Liukin ficou em segundo lugar.

As duas ginastas dos Estados Unidos, entretanto, precisarão segurar os nervos para concorrer com as donas da casa. As chinesas Yilin Yang e Yuyuan Jian estão embaladas pela conquista do ouro por equipes, e certamente terão apoio maciço da torcida.

Além disso, as russas Ksenia Semenova e Anna Pavlova foram muito bem na fase de classificação e também podem beliscar uma medalha.

Na final desta sexta-feira, Jade Barbosa terá a companhia de outra brasileira. Ana Cláudia Silva garantiu a penúltima vaga na fase final do individual geral.

O Brasil irá disputar outras três finais na ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Pequim. No domingo, Daiane dos Santos e Diego Hypólito tentarão medalha do solo, enquanto Jade Barbosa voltará ao ginásio para competir na prova de salto.

Compartilhe: