UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 16h01

Tropeço na primeira fase é rotina na série vitoriosa do vôlei brasileiro

Lello Lopes
Em Pequim (China)
A derrota de 3 sets a 1 para a Rússia nesta quinta-feira no torneio masculino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Pequim não deve ser encarada como sinal de que as coisas vão mal. Na série vitoriosa da equipe, iniciada sete anos atrás, perder um jogo na fase preliminar de um torneio importante já virou rotina.

Andy Wong/AP
Mesmo em campanhas vitoriosas, o Brasil chegou a perder jogos na primeira fase
FOTOS DA DERROTA PARA A RÚSSIA
TABELA DO BRASIL NO VÔLEI
CALENDÁRIO DO TORNEIO DE VÔLEI
ENQUETE: OURO É PROVÁVEL?
As três principais conquistas da seleção brasileira nos últimos anos, os Mundiais da Argentina-2002 e Japão-2006 e os Jogos Olímpicos de Atenas-2004, aconteceram após derrotas na primeira fase.

No Mundial de 2002, o Brasil ainda não tinha a supremacia na modalidade. A equipe, que começou a ser dirigida por Bernardinho no ano anterior, perdeu para os Estados Unidos logo na segunda partida do campeonato.

Depois o Brasil embalou, eliminando a Itália, então tricampeã mundial, nas quartas-de-final, e a Iugoslávia, campeã olímpica, nas semifinais. Na decisão, ganhou um jogo épico contra a Rússia e conquistou pela primeira vez o título do campeonato.

Nas Olimpíadas de Atenas-2004, mais uma vez os norte-americanos derrubaram o Brasil na fase inicial. Na ocasião, entretanto, a derrota não foi muito traumática, porque aconteceu na última rodada, quando o Brasil já estava classificado.

O Brasil teve a chance de se vingar dos Estados Unidos ainda em Atenas, aplicando 3 a 0 no adversário nas semifinais. Na decisão, a vítima foi a Itália, com uma vitória por 3 a 1.

No Mundial de 2006, no Japão, o algoz foi diferente. A França surpreendeu o Brasil na primeira fase, ganhando por 3 a 1. O resultado, que deixou a equipe no limite quase todo o campeonato, foi encarado como um 'tapa na cara' pelos jogadores. Azar dos adversários, que foram massacrados nos jogos seguintes até a vitória de 3 a 0 da seleção na decisão contra a Polônia.

Nesta quinta-feira, após a derrota para a Rússia, Bernardinho reuniu os jogadores na quadra para uma conversa. O treinador pediu foco para as próximas partidas nos Jogos Olímpicos de Pequim.

"A gente vai ter que ver a reação dos caras. A estrada é dura, o desafio é cada vez maior", analisou o comandante da seleção brasileira.

O próximo compromisso da seleção brasileira masculina de vôlei nos Jogos Olímpicos de Pequim será no sábado, às 9h00 (de Brasília), contra a Polônia. O Brasil vai encerrar a sua participação na primeira fase na segunda-feira, diante da Alemanha, à 1h00 (também de Brasília).

Compartilhe: