UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 08h01

Revoltado, sueco atira bronze da greco-romana no chão

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
Em pleno pódio da luta greco-romana categoria até 84 kg, o sueco Ara Abrahamian atirou sua medalha de bronze no chão. A atitude foi um protesto contra uma decisão do árbitro nas semifinais que lhe tirou a chance de brigar pelo ouro.

Ed Wray/AP
Furioso, Abrahamian reclama com árbitro. Mais tarde, ele atiraria medalha no chão
IMAGENS DA FÚRIA E DO DIA NA LUTA
VEJA PÁGINA DA MODALIDADE
ENTENDA O ESPORTE
A polêmica decisão aconteceu durante o confronto com o italiano Andrea Minguzzi, que mais tarde ganharia o ouro na categoria. Na disputa pelo bronze, o sueco derrotou o francês Melonin Noumonvi. Após receber a medalha, entretanto, Abrahamian desceu do pódio, tirou-a do pescoço, atirou-a no meio do ringue e deixou a arena em protesto. "É tudo política", afirmou indignado o treinador sueco Leo Myllari.

O lutador já tinha criado confusão ao argumentar furiosamente com os juízes logo após a decisão na semifinal. Depois de ser contido pelos colegas de equipe, Abrahamian saiu sob vaias da torcida e sem falar com os repórteres.

Medalha de ouro na competição, o italiano Andrea Minguzzi venceu o húngaro Zoltan Fodor, que ficou com a prata. O outro bronze ficou com Nazmi Avluca, da Turquia. As outras duas categorias, até 96 kg e até 120 kg, foram dominadas pela Rússia, que colocou lutadores nas duas finais.

Aslanbek Khushtov superou o alemão Mirko Englich para ganhar o ouro na categoria até 96 kg. Asset Mambetov, do Cazaquistão e o norte-americano Adam Wheeler ficaram com o bronze. Na categoria até 120 kg, a mais pesada da greco-romana, o cubano Mijain Lopez derrotou o outro russo Khasan Baroev para conquistar o ouro olímpico. Jalmar Sjoberg, da Suécia, e o lituano Mindaugas Mizgaitis levaram o bronze.

Compartilhe: