UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 05h27

Brasil perde da Suécia, e Hoyama diz adeus aos Jogos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A equipe de tênis de mesa do Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim com uma derrota para a Suécia. Nesta quinta, o time que tem Gustavo Tsuboi, Hugo Hoyama e Thiago Monteiro perdeu por 3 jogos a 0.

Dennis M. Sabangan/EFE
Hugo Hoyama (d) e Thiago Monteiro (e) disputaram o duelo de duplas com suecos
MAIS DA MODALIDADE NOS JOGOS
FOTOS DOS JOGOS DESTA QUINTA
Este foi o terceiro revés dos brasileiros em três jogos pelo grupo C da competição, terminando na última colocação na tabela. Nesta quarta, a equipe caiu contra Taiwan e Coréia do Sul, duas forças mundiais no esporte.

Para Hoyama, que atuou nas duplas neste confronto contra a Suécia, diferentemente desta quarta quando esteve nas disputas em simples, esta deve ser a sua última participação em Olimpíadas.

Ao ser perguntado se esta poderia ser a sua aposentadoria dos Jogos, o atleta despistou. "Pode ser, pode não ser". "Estou tranqüilo, consciente de que até hoje dei o meu melhor. Desde que comecei a jogar, sempre quis representar o Brasil. Foram cinco Jogos Olímpicos. Se não ganhei medalha, tudo bem. Sempre com os pés no chão, sabia que era difícil. Sei que tenho chance de ajudar o Brasil", completou.

Na sua quinta edição do evento, o mesa-tenista só se classificou para o torneio por equipes depois de fracassar no pré-olímpico americano e mundial. Com a vaga de Tsuboi e Monteiro, o Brasil ganhou o direito de levar mais um atleta e ele foi integrado ao time.

Em Pequim, Hoyama jogou quatro partidas de simples e uma de duplas e teve apenas uma vitória. Uma bela vitória, por sinal. O mesa-tenista, já com 39 anos, venceu o número 10 do ranking mundial, Chih-Yuan Chuan, de Taiwan.

"O resultado surpreendeu até a mim porque tive uma fratura no tornozelo direito em outubro do ano passado e fiquei cinco meses sem treinar", afirmou o mesa-tenista, que viu no fato motivação para chegar às Olimpíadas de Londres-2012.

Outra inspiração é sueco Jorgen Persson, que derrotou-o na partida de duplas. "Ele está em sua sexta edição de Jogos Olímpicos, com quarenta e três anos. Eu estou com trinta e nove, por que não pensar nisso também?", argumentou.

Em Jogos Olímpicos, a melhor participação do recordista de medalhas do Brasil em Pan-Americanos, nove ouros, foi em Atlanta-1996, quando ele foi às oitavas-de-final na chave de simples.

Os outros brasileiros, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi, ainda disputarão o torneio individual masculino nos próximos dias.

Compartilhe: