UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 04h03

Edinanci se recupera e vence número um do mundo na repescagem

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Edinanci Silva ainda tem chance de conquistar a medalha de bronze. Após ser derrotada nas oitavas-de-final, a brasileira mostrou boa forma na primeira luta da repescagem ao derrotar a russa Vera Moskalyuk, número 1 do ranking mundial. Agora, ela está a três vitórias do terceiro lugar.

A luta começou bem estudada por ambas as judocas, sem troca franca de golpes. Aos poucos, Edinanci começou a acertar a pegada e teve mais facilidade para tentar as projeções. Fugindo da mão direita da brasileira a russa foi punida no início do terceiro minuto.

Logo em seguida, ela acertou bela catada de perna, conseguiu jogar a adversária e o juiz anotou o ippon. Entretanto, a mesa de apoio chamou os juízes e forçou a mudança da pontuação para o yuko. Atenta na luta, Edinanci ainda conquistou novo yuko antes do fim.

A paraibana não precisou entrar no tatame durante a primeira rodada, pois ganhou a primeira luta de bye. Sua adversária nas oitavas-de-final foi a espanhola Esther San Miguel, que depois avançou à semi.

Nesta primeira luta, a brasileira ainda deu sinais de que conseguiria derrotar a ibérica sem grandes dificuldades. Ela manteve domínio do combate até o fim, quando levou um yuko durante momento de desconcentração. Com pouco tempo no placar, ela ainda forçou uma punição à rival, mas não reverteu o placar.

Edinanci foi para os Jogos como a atleta mais experiente da seleção de judô. Sem grandes concorrentes à disputa da vaga no país, ela é titular olímpica há mais de uma década e já somou três sétimas colocações consecutivas na categoria (Atlanta-96, Sydney-2000 e Atenas-2004).

Compartilhe: