UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 02h33

Edinanci vacila e perde para espanhola na primeira luta

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
A exemplo do campeão mundial Luciano Corrêa, Edinanci Silva, esperança de medalha para o Brasil, perdeu sua primeira luta nas Olimpíadas. Contra a espanhola Esther San Miguel, a experiente judoca brasileira tinha total domínio das ações, mas foi surpreendida nos instantes finais e agora disputa a repescagem.

Atenta à força da brasileira, Esther foi para a luta tentando travar o máximo possível do combate para anular a pegada de Edinanci. A brasileira, por sua vez, adotou uma postura mais ofensiva ao longo da luta, mas foi punida junto com a rival no segundo minuto.

A um minuto do fim, no entanto, a paraibana se desconcentrou e sofreu um yuko. Com mais volume no duelo, Edinanci pressionou Esther, mas o máximo que conseguiu foi forçar nova punição à adversária, não necessária para alterar o resultado final.

Esta foi a quarta vez que as duas judocas se enfrentaram em uma competição oficial e a espanhola já colecionava duas vitórias contra uma da brasileira. A última vez que elas lutaram foi em fevereiro deste ano, na Copa do Mundo de Varsóvia, e Esther também levou a melhor.

A brasileira não lutou na primeira rodada de combates e ficou à espera da espanhola, que venceu sua estréia contra a russa número 1 do mundo, Vera Moskalyuk, e primeira adversária de Edinanci na repescagem. Se vencer, ela lutará contra a italiana Lucia Morico na seqüência.

Edinanci foi para os Jogos como a atleta mais experiente da seleção de judô. Sem grandes concorrentes à disputa da vaga no país, ela é titular olímpica há mais de uma década e já somou três sétimas colocações consecutivas na categoria (Atlanta-96, Sydney-2000 e Atenas-2004).

Atualizada às 03h11

Compartilhe: