UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/08/2008 - 01h17

Apagado, Luciano Corrêa leva ippon e perde logo na estréia

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Logo após o sorteio das chaves do judô nas Olimpíadas, a comissão técnica brasileira não hesitou ao dizer que a categoria meio-pesado masculina era a mais complicada de todas. De fato, Luciano Corrêa teve muitas dificuldades e após fazer uma luta apagada diante do holandês Henk Grol, número um do ranking mundial, foi derrotado em sua estréia na competição.

Luciano é mais famoso por sua vontade e não pela técnica no esporte. Mas para evitar a derrota em sua primeira luta olímpica, lhe faltou justamente a raça, sua principal característica.

O meio-pesado brasileiro começou pegando a gola cruzada para anular a manga do holandês, sem muito efeito na estratégia. Após um minuto de combate, Grol pegou Luciano de surpresa com uma catada de perna e conquistou o waza-ari.

Sem achar a melhor pegada, Luciano ainda tentou ir para cima, mas de forma apática, e foi punido por uma entrada falsa. Com uma postura defensiva, o judoca europeu não teve grandes problemas para segurar a pequena pressão de Luciano. E com um contra-golpe, Grol conquistou seu segundo waza-ari para vencer o combate.

Mesmo com o revés, Luciano ainda tem chances de brigar pelo bronze. Isso porque seu algoz venceu os dois combates seguintes e automaticamente colocou o brasileiro na repescagem. Seu primeiro rival na corrida pelo terceiro lugar será o israelense Ariel Zeevi.

O revés também marca a primeira derrota em uma estréia do judô brasileiro masculino em Pequim. Até o sexto dia de competição, todos os judocas nacionais haviam triunfado em sua primeira luta nas Olimpíadas.

Atualizada às 03h16

Compartilhe: