UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 11h31

Após 6 ouros, equipe chinesa perde invencibilidade no levantamento

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O sul-coreano Jaehyouk Sa ergueu 366 kg nesta quarta-feira e levou a medalha de ouro na categoria até 77 kg, encerrando uma série invicta de seis ouros da equipe chinesa nas finais do levantamento de peso em Pequim. O sexto ouro chinês havia sido conquistado no mesmo dia por Chunghong Liu, que bateu o recorde mundial feminino da categoria até 69 kg, com a marca de 286 kg.

Com a conquista de Liu, a equipe chinesa vinha mantendo 100% de aproveitamento no levantamento de peso, levando a medalhas de ouro em todas as seis categorias nas quais os atletas da China competiram.

Campeã olímpica em Atenas-2004, Chunhong Liu também quebrou os recordes das provas de arranque e arremesso, erguendo 128 kg e 158 kg, respectivamente. A medalhista de prata, a russa Oxana Slivenko, garantiu a segunda posição com 255 kg. Natalya Dadydova, da Ucrânia, completou o pódio, levantando 250 kg.

Nas provas masculinas da categoria até 77 kg, coube ao sul-coreano Jaehyouk Sa acabar com a invencibilidade dos chineses, batendo Hongli Li na prova de arremesso, com 203 kg. Li, que venceu no arranque com 168 kg, levantou o mesmo total de 366 kg erguido pelo sul-coreano, mas ficou atrás por seu pior desempenho no arremesso. A medalha de bronze ficou com Gevorg Davtyan, da Armênia, com a marca de 360 kg.

Mesmo com a medalha de prata de Li, a equipe chinesa faz uma grande campanha na modalidade em Pequim, confirmando seu favoritismo. Além das sete medalhas, os atletas chineses já somam seis recordes olímpicos e três mundiais no torneio olímpico de levantamento de peso dos Jogos Olímpicos de 2008.

Compartilhe: