UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 07h58

Tatiana Lemos, Salatta e Sakemi não passam das eliminatórias

Lello Lopes
Em Pequim (China)
Nas eliminatórias desta manhã de quarta-feira (horário de Brasília), três nadadores brasileiros fizeram passagens-relâmpago pelas provas olímpicas no Cubo d´Água, em Pequim.

Tatiana Lemos foi a 19ª colocada nas eliminatórias dos 100 m livre e não avançou às semifinais. "Nem sempre as coisas saem como a gente quer, mas estou feliz", disse a nadadora, que como consolo anotou novo recorde sul-americano, marcando 55s01.

"Podia ter entrado na semifinal, mas o tempo foi bom pra caramba, bati o recorde sul-americano de novo. Isso mostra que as coisas estão no caminho certo", afirmou Tatiana, otimista. A vitoriosa na série foi a norte-americana Natalie Coughlin, com 53s82 - quarto melhor tempo somadas as baterias.

A brasileira de 29 anos foi a sétima em sua bateria e, no geral, ficou a apenas três postos da classificação. O tempo de Tatiana foi sete centésimos melhor do que o recorde da própria nadadora, que havia atingido a marca no último sábado, ao abrir o revezamento 4x100 m livre.

A nadadora inicialmente não disputaria a prova, já que não conseguiu índice olímpico individual, mas ganhou o direito de competir por integrar o revezamento do 4x100 m livre.

Entre as sete baterias das eliminatórias, a melhor colocada foi a finlandesa Hanna-Maria Seppala, com 53s60, recorde do seu país. A alemã Britta Steffen foi a segunda melhor, com 53s67, e a terceira posição ficou com Marleen Veldhuis, da Holanda, com 53s76.

Salatta e Tatiane caem
Lucas Salatta caiu n´água para as eliminatórias do 200 m costas. Com 1min59s91, o brasileiro ficou um segundo e meio acima do recorde sul-americano da prova, que é de Thiago Pereira, e obteve o 23º melhor tempo na soma das baterias - apenas 16 se classificam.

Atual recordista mundial da prova, o norte-americano Ryan Lochte ficou com o melhor tempo das eliminatórias, seguido pelo seu compatriota Aaron Peirsol e do australiano Markus Rogan.

Diferentemente da colega, Salatta não escondeu a insatisfação. "Não tem como explicar. A gente treinou como deveria ter treinado. Não consegui cumprir o que estava esperando fazer", reclamou. "Sabia que teria que nadar ao menos o meu melhor tempo, e fiz um pouco além. Às vezes as coisas não saem como a gente espera."

Nos 200 m peito, outra brasileira, Tatiane Sakemi, nadou na primeira bateria das eliminatórias, e ainda assim foi a última das três atletas na série, com o tempo de 2min39s13, ou seja, amargou o último lugar geral.

Especialista nos 100 m peito, prova que nadará no 4x100 m medley brasileiro, Tatiane não lamentou. "A gente nem estava treinando os 200 m peito mesmo", admitiu a nadadora.

"Entrei na água para ganhar um peso, pensando no revezamento", completou Tatiane. "A competição está bem forte, mas vamos lutar por medalha. A gente está totalmente concentrada."

Compartilhe: