UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 03h30

Eduardo Santos perde nas quartas e mantém sina dos brasileiros em Pequim

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Após ter um começo convincente das Olimpíadas, o judoca Eduardo Santos manteve a sina dos outros brasileiros e foi derrotado nas quartas-de-final. O paulista não foi páreo para o francês Matthieu Dafreville e agora foca as atenções na repescagem para brigar pela medalha de bronze.

Eduardo teve dificuldades no começo da luta com a pegada mais alta do rival. O brasileiro precisou segurar a calça do francês para se defender e foi punido logo em seguida com um shido.

Atrás no placar, ele se lançou ao ataque e no terceiro minuto do combate acertou um ouchi-gari para conquistar o yuko. Logo em seguida, no entanto, os árbitros consultaram a mesa de apoio e decidiram tirar a pontuação do brasileiro.

Melhor na luta, Eduardo manteve o ritmo e empatou o duelo após Dafreville ser punido por falta de combatividade. Contudo, a 30 segundo do fim, ele não defendeu projeção do francês e depois foi imobilizado, perdendo por ippon.

Esta foi a segunda vez que Eduardo enfrentou o lutador europeu. Os dois chegaram lutar em fevereiro deste ano na Copa do Mundo de Hamburgo, e Dafreville levou a melhor. O francês ainda encerrou a competição com o quinto lugar.

O judoca brasileiro mostrava excelente forma até a terceira rodada. Em sua estréia, ele teve boa vitória sobre o chinês Yanzhu He, conquistada com um ippon de uchi-mata. Já na segunda luta, ele bateu o venezuelano José Camacho também com um ippon logo no primeiro minuto.

Até o quinto dia da disputa do judô em Pequim, nenhum brasileiro passou das quartas-de-final. Os três medalhistas de bronze, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Ketleyn Quadros ficaram a uma luta da semifinal, mas também foram derrotados nesta fase e precisaram ir à repescagem.

Desconhecido do grande público, Eduardo teve rápida ascensão no esporte nos últimos anos e entrou para a seleção brasileira após ter maior sucesso no circuito europeu que o reserva Hugo Pessanha. Seu melhor resultado na temporada até o momento foi o sétimo lugar na Copa do Mundo de Praga, na República Tcheca.

Compartilhe: