UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 03h20

Jamaicanos estão preocupados com excesso de exames antidoping

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
A delegação jamaicana de atletismo está preocupada com o desempenho dos seus atletas nos Jogos Olímpicos de Pequim. Desde que chegaram à China, os jamaicanos realizaram um "extremo" número de testes de sangue e urina, segundo informações do chefe da delegação do país, Don Anderson.

"Nós estamos preocupados de que estes exames podem ter sérios efeitos sobre nossos atletas", disse Anderson. "Eu sinto que foram feitos exames em excesso e acredito que isso é muito perigoso". O chefe da delegação jamaicana ainda afirmou que alguns atletas já passaram por três testes nos últimos sete dias.

A Jamaica tem grandes chances de medalhas nas provas rápidas do atletismo. Em uma das mais tradicionais da modalidade, o país do caribe conta com dois dos maiores corredores do mundo, Asafa Powell e Usain Bolt. O segundo detém os recordes mundiais dos 100 m rasos e o melhor tempo do ano nos 200 m.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aumentou o número de testes antidoping para esta edição dos Jogos Olímpicos. Em Atenas-2004 foram realizados 3500 exames. Já em Pequim, o número superou em mil ao da Grécia. O comitê ainda pediu que as federações de cada país se mantenham firmes nos testes de seus atletas para reduzir a possibilidade de doping na China.

Compartilhe: