UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 01h52

Vibrante em quadra, Espanha vence República Tcheca no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O foco do time masculino espanhol em quadra na terça contra a China parece ter inspirado a seleção feminina, que virou o jogo e derrotou a República Tcheca pela terceira rodada do torneio olímpico de basquete. A dupla Valdemoro-Montañana trabalhou bem e converteu 33 pontos para a equipe, que fechou o jogo com 74 a 55 sobre as tchecas, que enfrentam a Nova Zelândia na próxima rodada.

Sergio Perez/Reuters
A ala-pivô Montañana, cestinha da partida com 20 pontos. Espanha ganhou "no grito"
VEJA IMAGENS DA RODADA
CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS
CALENDÁRIO DO BASQUETE
A Espanha saiu vencendo o jogo, mas assistiu a uma virada das tchecas, que chegaram a abrir dez pontos no primeiro quarto. No segundo quarto, a Espanha acordou e buscou a diferença no placar, em lance individual de Cindy Lima, que marcou de bandeja e deixou sua equipe a um ponto das adversárias.

Nos lances livres, Sanchez virou o jogo para as espanholas. A equipe fechou a primeira metade do jogo na frente, em 28 a 27. Martinez, bem nos rebotes defensivos e roubadas de bola, parou o time tcheco, que fez apenas seis pontos no período.

As espanholas voltaram para a segunda metade do jogo com a marcação adiantada, pegando a saída de bola das tchecas. A tática sufocou inicialmente a equipe da República Tcheca, e após uma bola de três pontos da armadora Elisa Aguilar, a vantagem espanhola chegou a dez pontos pela primeira vez no jogo.

A vitória parcial da Espanha era conquistada também numa jogada psicológica. Gritando muito em quadra, vibrando a cada ponto conquistado, a equipe impôs o estilo de jogo que derrotou a Nova Zelândia na rodada anterior em Pequim.

Montañana, em grande partida, saiu no final do terceiro quarto aos prantos com dores musculares no ombro. De volta no último período, a ala-pivô foi a cestinha da Espanha, com 20 pontos.


O último quarto iniciou com 18 pontos de vantagem para as espanholas, que venciam a defesa da República Tcheca com trocas rápidas de passe. A armadora tcheca Hana Machova teve bons lances, e foi a cestinha da equipe, mas no conjunto a seleção da Espanha foi superior e conquistou a vitória na Arena de Wukesong, em Pequim.

As espanholas enfrentam a equipe dos Estados Unidos na próxima rodada. As norte-americanas vêm de grande vitória sobre a China, por 108 a 63.

Compartilhe: