UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 01h31

Hugo Hoyama vence 10º do mundo, mas Brasil cai na estréia

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil começou o torneio por equipes no tênis de mesa com uma derrota para a forte equipe de Taiwan nesta quarta-feira. O time formado por Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro perdeu por 3 jogos a 1 em disputa válida pelo grupo C dos Jogos Olímpicos.

Teh Eng Koon/AFP
Hugo Hoyama vibra com a vitória na primeira partida. O Brasil perderia o duelo
VEJA FOTOS DO CONFRONTO
HOYAMA COMENTA DERROTA NO BLOG
CALENDÁRIO DO TÊNIS DE MESA
CONFIRA MAIS DA MODALIDADE
O time asiático conta com figuras renomadas no circuito mundial, como Chih-Yuan Chuan, número 10 do ranking da ITTF, e Peng-Lung Chiang, número 23. Completa a equipe Yen-Shu Chang, número 109. Já os atletas da seleção brasileira têm posições mais modestas: Thiago Monteiro é o 66º, Gustavo Tsuboi é o 154º e Hugo Hoyama é o 155º colocado.

Apesar da disparidade entre as equipes, os brasileiros não poderiam ter começado a disputa de forma melhor nesta terça-feira. O veterano Hugo Hoyama, que deve fazer a última participação em Olimpíadas, abriu o duelo diante do principal mesa-tenista rival, Chih-Yuan, e garantiu o primeiro ponto para o país ao triunfar por 3 games a 1.

Logo depois, foi a vez de Thiago Monteiro tentar aumentar a vantagem verde-amarela, mas ele não foi páreo para Peng-Lung e acabou derrotado por 3 a 0. Nas duplas, Monteiro e Gustavo Tsuboi caíram por 3 games a 1 para a dupla asiática. Com 2 a 1 contra, Tsuboi entrou na disputa contra Chih-Yuan Chuan e perdeu o duelo que definiu o confronto.

O técnico da seleção brasileira, Wen Jianren, lamentou principalmente o revés de Monteiro. "A razão principal foi a derrota do Monteiro na segunda partida. Ele foi facilmente influenciado por fatores externos como a decisão dos árbitro. Penso que este é o maior problema dos jogadores sul-americanos", explicou.

Considerada uma das equipes mais fortes do planeta, Taiwan encerrou o último Campeonato Mundial, em março deste ano, na sexta colocação. O Brasil, por sua vez, ficou apenas na 29ª posição geral depois de entrar no torneio como país da segunda divisão.

Na verdade, a equipe verde-amarela chegou a enfrentar Taiwan três meses atrás e conquistou um resultado positivo no Aberto do Japão. Após um confronto muito disputado, o Brasil ficou com a vitória por três jogos a dois, triunfo que mais tarde foi bastante comemorado pela comissão nacional.

Ainda nesta quarta, os brasileiros enfrentam a Coréia do Sul, atual vice-campeã mundial por equipes. Ainda completa o grupo, a Suécia. Nesta primeira rodada, os suecos sucumbiram por 3 jogos a 0 para os sul-coreanos.

Compartilhe: