UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 01h21

Eduardo Santos vence chinês e fica a duas vitória da semifinal

Bruno Doro
Em Pequim (China)
Desconhecido do grande público, o judoca Eduardo Santos começou bem a disputa da categoria médio em Pequim. O paulista derrotou o chinês Yanzhu He com belo ippon logo no primeiro minuto do combate e agora está a duas vitórias da semifinal.

Mesmo com um pouco de nervosismo no começo da luta, Eduardo teve melhor postura que o adversário, principalmente por ter tido total domínio da manga. Assim que conseguiu melhorar a pegada, ele acertou belo uchi-mata e conquistou o ippon, silenciando o ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim.

Agora, o brasileiro enfrentará o venezuelano José Camacho, que derrotou o ucraniano Valentyn Grekov por ippon. Seu adversário conquistou o terceiro lugar nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no ano passado.

O triunfo de Eduardo manteve o bom retrospecto dos judocas da seleção masculina nas estréias da competição. Até o momento, todos venceram suas primeiras lutas nas Olimpíadas, diferentemente das mulheres do país. Entre elas, apenas a medalhista de bronze Ketleyn Quadros ganhou seu combate inicial.

Eduardo teve rápida ascensão no judô e entrou para a seleção brasileira ao ter maior sucesso no circuito europeu que o reserva Hugo Pessanha neste ano. Seu melhor resultado na temporada até o momento foi o sétimo lugar na Copa do Mundo de Praga, na República Tcheca.

Compartilhe: