UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/08/2008 - 01h10

Mayra Aguiar cai logo na estréia e não vai à repescagem

Bruno Doro*
Em Pequim (China)
Uma das principais esperanças de medalha da seleção feminina, a judoca Mayra Aguiar caiu logo em sua estréia nos Jogos Olímpicos. A atleta de 17 anos foi superada pela espanhola Leire Iglesias por dois yukos e não conseguiu avançar à repescagem para entrar na briga pela medalha de bronze.

EFE
Mayra Aguiar não conseguiu igualar dois yukos da rival e foi eliminada em Pequim
MAIS FOTOS DA MODALIDADE NO DIA
EDUARDO PERDE NA REPESCAGEM
Diante da atual vice-campeã européia, Mayra travou uma disputa intensa pela melhor pegada no início do combate. A brasileira, no entanto, partiu para cima e se abriu demais no segundo minuto, levando um ouchi-gari, que rendeu o primeiro yuko à atleta espanhola.

Com uma postura bem mais ofensiva, a judoca da Sogipa colocou a rival para baixo algumas vezes, mas não foi o suficiente para render alguma punição a Iglesias. A dois minutos do fim, sua rival obteve novo yuko e ficou com boa vantagem no combate. Nos últimos instantes, Mayra ainda devolveu uma das pontuações, mas não evitou o revés.

Mayra torcia para a espanhola vencer seu combate seguinte contra a francesa Gévrise Emane, atual campeã mundial. No entanto, ela foi superada nas quartas-de-final pela alemã Anett Boehm eliminou automaticamente a gaúcha.

"Não era o que eu queria. Eu sonhava com medalha. Acho que senti um pouco o ambiente dos Jogos Olímpicos. Mas ainda tenho muita coisa para fazer, tenho muito chão no judô ainda", disse a gaúcha.

Considerada uma das maiores revelações do judô brasileiro nos últimos anos, Mayra foi para os Jogos credenciada por ter obtido os melhores resultados do país na temporada. Em março deste ano, ela conquistou o primeiro lugar na Copa do Mundo de Varsóvia, na Polônia, único título do país no circuito europeu. Sua rival da estréia nas Olimpíadas ficou com o terceiro lugar na competição.

A derrota da gaúcha mantém a sina negativa das judocas brasileiras em Pequim. Com exceção da medalhista de bronze Ketelyn Quadros, todas as atletas da seleção feminina caíram logo em sua estréia nas Olimpíadas e nem mesmo retornaram para a disputa da repescagem.

Atualizada às 03h23

Compartilhe: