UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 23h46

Rússia bate Belarus e fica perto da classificação no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A equipe da Rússia, vice-campeã mundial e campeã européia, venceu a terceira seguida no basquete feminino em Pequim-2008, desta vez sobre Belarus, fechando em 71 a 65. O duelo de times altos, com força na defesa, foi marcado por muitos erros de arremesso, tocos e ritmo truncado, num jogo em que a beleza ficou por conta das jogadoras e não das jogadas.

Dusan Vranic/AP
Stepanova ataca garrafão de Belarus. Em jogo truncado, Rússia venceu por 71 a 65
VEJA IMAGENS DA RODADA
CONFIRA O QUADRO DE MEDALHAS
CALENDÁRIO DO BASQUETE
As duas equipes saíram jogando com prudência. A pivô bielo-russa Yelena Leuchanka apareceu no garrafão adversário e foi a principal pontuadora para Belarus no primeiro quarto.

O time russo levou pequena vantagem tática, com a marcação mais ajustada. Natallia Marchanka, armadora bielo-russa, acertou uma linda bola de três pontos do meio da quadra no último lance e deixou as adversárias apenas um ponto à frente.

O jogo seguiu com grande confronto físico. A pivô Verameyenka parou o ataque da Rússia com um toco na armadora Korstin, da Rússia. As duas equipes jogavam de maneira semelhante, exibindo força na marcação e investindo em infiltrações pelo meio do garrafão. Porém, ao final da primeira metade do jogo, Rússia terminou na frente por 35 a 27.

Belarus partiu para a ofensiva buscando reverter o placar. Depois de sua terceira falta pessoal, Verameyenka foi substituída. Stepanova passou a ser a cestinha russa. Porém a equipe mostrava dificuldade na transição entre a armação defensiva para o ataque, articulando mal algumas jogadas e culminando em arremessos desperdiçados. A ala Trafimaya acertou um arremesso de três pontos e Belarus chegou perto no placar, diminuindo para três pontos a vantagem das adversárias.

A disputa pela posse de bola estava acirrada no confronto das seleções do leste europeu. Em lance na quadra russa, três jogadoras ficaram no chão em disputa de bola, sem falta.

Belarus desperdiçou 14 arremessos e não conseguiu reverter o placar no terceiro quarto. A armadora Rebekka Hammon, norte-americana naturalizada russa, converteu dois pontos e aumentou novamente a vantagem da Rússia, que ficou em 12 pontos no terceiro quarto, depois de Belarus ter encostado.

Com a boa diferença, as russas apenas mantiveram a vantagem, e ajudadas pela desconcentração das bielo-russas, que seguiram errando muito, não conseguindo encaixar as jogadas no ataque com Leuchanka. Pela equipe russa, as pivôs Shchegoleva e Stepanova seguiram marcando e garantiram a terceira vitória no torneio olímpico.

Compartilhe: