UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 23h26

Brasileiras perdem para a Rússia e se complicam no handebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira feminina de handebol deu indícios claros de que venceria a Rússia na noite desta terça-feira (quarta na China) pelo Grupo B dos Jogos Olímpicos de Pequim. Entretanto, com um segundo tempo muito fraco, as comandadas de Juan Oliver levaram uma virada sonora das européias, perderam por 28 a 19 e viram a classificação para as quartas-de-final ficar bastante ameaçada.

Ceerwan Aziz/Reuters
Aline Rosas tenta passar pela forte marcação da Rússia na partida em Pequim
VEJA FOTOS DA PARTIDA
TABELA DO HANDEBOL
CALENDÁRIO DO HANDEBOL
CONFIRMA MAIS DA MODALIDADE
A derrota manteve o Brasil com apenas um ponto em três partidas disputadas até agora. Por enquanto as brasileiras se mantêm na quinta colocação, mas podem despencar para a lanterna do grupo dependendo do resultado entre Suécia e Coréia do Sul, que se enfrentam às 3h (horário de Brasília) desta quarta. Classificam-se para a próxima fase apenas os quatro primeiros colocados de cada grupo.

Com um bom começo de primeiro tempo, a seleção brasileira logo abriu dois gols de vantagem (7-5), ainda no terço inicial da partida. Porém, as russas aproveitaram dois erros sucessivos de contra-ataque do time verde-amarelo para empatar a partida (7-7).

Aos 21 minutos, a goleira reserva Darly, que havia entrado no lugar da titular Chana, defendeu um tiro de sete metros e evitou a primeira virada russa. Em seguida, Poltoratskaya chutou outra cobrança livre para fora, e o Brasil se segurou na frente. No entanto, as européias assumiram a dianteira aos 26 minutos, em um chute de longe de Bliznova (10-9). As brasileiras ainda empataram, mas levaram outro gol e viram as russas abrirem dois de vantagem no último segundo da etapa inicial (12-10).

No segundo tempo, as equipes parecem ter mudado de posição. As comandadas de Juan Oliver sofreram uma pane em quadra e, em três minutos, permitiram que o time da Rússia marcasse três gols, ampliando a diferença (15-10).

Precipitadas, as brasileiras passaram a errar cada vez mais contra-ataques, enquanto as russas mantinham um bom ritmo e aproveitamento, além de contarem com grande performance de sua goleira. Aos 10 minutos, um gol de Dara parecia ter reanimado a equipe brasileira, mas apenas um minuto depois, mesmo com uma jogadora a menos em quadra por punição, as européias já contavam com seis gols de vantagem (19-13).

A partir da segunda metade da etapa final, a Rússia apenas fez crescer sua diferença, com uma atuação quase impecável. Aos 22 minutos, as russas tinham duas jogadoras provisoriamente suspensas, mas nem assim o Brasil conseguiu aproveitar para tirar a diferença, que já era de sete gols. Sem conseguir retomar o ritmo do primeiro tempo, as brasileiras acabaram perdendo por 28 a 19.

Compartilhe: