UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 13h34

Forte no ataque, Bulgária derrota Japão no vôlei masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O jogo baseado na força da Bulgária superou a velocidade do Japão, em partida realizada nesta terça-feira, pelo torneio olímpico de vôlei masculino. Os europeus venceram o jogo por 3 sets a 1, com parciais de 29-27, 23-25, 25-21, 25-19, pelo grupo A da modalidade. Os búlgaros seguem firmes no objetivo de conquistar uma vaga antecipada para as quartas-de-final da competição.

O Japão surpreendeu a equipe adversária no início do jogo. Sem medo do poder ofensivo da Bulgária, os asiáticos abriram 8 a 4. Porém, dois bloqueios seguidos e um ataque de Kaziyski fizeram a o time europeu entrar no jogo a partir da segunda metade do set, com uma virada para cima dos asiáticos (16-15). O Japão chegou a reagir, mas não o suficiente para evitar a derrota: 29 a 27.

O bloqueio búlgaro voltou a funcionar no início da segunda parcial. Assim, a Bulgária conseguiu parar os japoneses e abrir três pontos de vantagem (4 a 1). Virando todas as bolas, Kaziyski continuou sendo a principal arma ofensiva da equipe européia, mas o péssimo aproveitamento nos saques acabou decidindo o set, que terminou com a vitória do Japão, por 25 a 23.

A Bulgária provou de seu veneno no início do terceiro set. Perfeitos no bloqueio, o Japão abriu 8 a 5 e foi para o tempo técnica com uma folga importante no placar. No entanto, a parada fez muito bem aos europeus, que voltaram à quadra e marcaram quatro pontos seguidos, virando o marcador (9-8). A recuperação do adversário desanimou o time japonês, que não conseguiu se recuperar e perdeu a parcial por 25 a 21.

Com o que tem de melhor, a Bulgária abusou da força no ataque e do bom posicionamento no bloqueio para marcar 7 a 1 no começo do quarto set. O Japão não conseguiu se recuperar do péssimo início e perdeu a parcial por 25 a 19 e a partida por 3 sets a 1.

O próximo compromisso da Bulgária será contra os atuais campeões da Liga Mundial: os Estados Unidos. A partida está marcada para a próxima quinta-feira. No mesmo dia, o Japão tenta a recuperação contra a China, que está embalada.

Os donos da casa conseguiram a primeira vitória no torneio. Os chineses venceram a Venezuela por 3 sets a 2, com parciais de 25-21, 21-25, 16-25, 25-21 e 16-14. Com este resultado, a equipe sul-americana somou a sua segunda derrota na competição e complica a sua situação em busca de uma vaga para a próxima fase do torneio.

Compartilhe: