UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 10h20

Equipe chinesa leva 5º ouro, e segue com 100% no levantamento

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O pesista Hui Liao levantou 348 kg nesta terça-feira e conquistou a quinta medalha de ouro para a equipe da China de levantamento de peso nos Jogos de Pequim, na categoria até 69 kg.

David Guttenfelder/AP
Liao venceu nas provas de arranque e de arremesso, garantindo ouro na modalidade
VEJA FOTOS DA DISPUTA
CALENDÁRIO DA MODALIDADE
LEIA MAIS SOBRE LEVANTAMENTO
A equipe chinesa, que participou de cinco das sete finais já disputadas da modalidade em Pequim, vem confirmando o favoritismo e levou todas as medalhas de ouro nas decisões de levantamento de peso em que esteve presente até o momento.

Aos 20 anos, Liao não era favorito para a disputa, apesar de seus bons resultados nas etapas classificatórias, superando o então campeão olímpico, o chinês Zhang Guozheng. Liao venceu na prova de arranque, com 158 kg, e na de arremesso, levantando 190 kg. Na segunda-feira, o brasileiro Welisson Silva, que ficou na terceira colocação do Grupo C da mesma categoria, levantou 135 kg e 155 kg nas duas provas, respectivamente.

As decepções em Pequim na categoria até 69 kg foram o atual campeão mundial, o chinês Zhiyong Shi, e o sul-coreano Baeyoung Lee, medalha de prata em Atenas-2004, que foram desclassificados após três falhas e não chegaram ao fim da disputa.

A prata ficou com o francês Vencelas Dabaya-Tientcheu, que levantou 338 kg, mesma marca do medalhista de bronze Tigran Gevorg Martirosyan, da Armênia, mas com um melhor de desempenho na prova de arremesso, erguendo 187 kg.

No feminino até 63 kg, norte-coreana Hyon Suk Pak conquistou a medalha de ouro, erguendo 241 kg na final. Pak ficou em segundo lugar na prova de arranque, mas garantiu a medalha com a marca de 135 kg na prova de arremesso, igualando o recorde olímpico. A medalha de prata ficou com Irina Nekrassova, do Cazaquistão, que levantou 240 kg, e o bronze foi para Ying-Chi Lu, de Taiwan, com 231 kg.

Compartilhe: