UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 08h01

Cielo se classifica para a semifinal nos 100 m livre

Lello Lopes
Em Pequim (China)*
O brasileiro César Cielo se classificou para a semifinal dos 100 m livre nesta terça-feira no Cubo D'Água de Pequim. Cielo fez o tempo de 48s16, o quarto melhor da sua bateria, e o sétimo tempo no geral das eliminatórias da prova nos Jogos Olímpicos.

EFE/MARCELO SAYAO
Cielo é uma das principais esperanças de medalha da natação brasileira
AFP PHOTO/GREG WOOD
Atual recordista mundial da prova, o australiano Eamon Sullivan ficou em 1º
FOTOS DA DISPUTA NO CUBO D'ÁGUA
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE
CIELO BRIGARÁ POR MEDALHA?
PERFIL DE CESAR CIELO
RESULTADOS DO DIA OLÍMPICO
Cielo nadou um pouco acima do seu melhor tempo de 47s91 (recorde sul-americano), mas se manteve próximo do 48s, o que mostra que o brasileiro chega para os Jogos Olímpicos na sua melhor fase.

"Eu consegui classificar, o que é mais importante", disse Cielo, bastante cansado após a prova. "Agora o importante é focar a final e melhorar esse tempo".

Mas o brasileiro terá dificuldades em lutar pela medalha, dado o equilíbrio existente na prova. Para se ter uma idéia, a diferença entre os quatro melhores classificados (Eamon Sullivan, Stefan Nystrand, Brent Hayden e Alain Bernard) para a semifinal é de apenas cinco centésimos.

O australiano Sullivan - atual detentor do recorde mundial - obteve o melhor tempo com 47s80, seguido pelo sueco Nystrand (47s83), pelo canadense Hayden (47s84), e pelo francês Bernard (47s85), que detinha a melhor marca do mundo até a última segunda-feira.

Sullivan disse após a prova que priorizou somente avançar para a próxima fase. "Era só questão de avançar. Não quis me esforçar muito. Queria me reservar para a manhã e não esgotar o meu tanque".

O francês Bernard segue a mesma linha de pensamento. "Quero prosseguir minha recuperação estar chegar em forma para amanhã [hoje, horário de Brasília]", disse o nadador, que ainda se ainda recupera da perda da medalha de ouro no revezamento 4 x 100 m nas braçadas finais para os Estados Unidos. "Nós dizemos que, apesar de tudo, temos uma medalha de prata".

Algoz de Bernard na prova do revezamento, o norte-americano John Lezak acha que não faz sentido dar o seu melhor na primeira eliminatória. "Não teria sentido ir muito forte, pois são só as eliminatórias. Mas amanhã [hoje, horário de Brasília] sei que posso fazer muito, e é isso que eu planejo fazer".

O atual campeão olímpico da prova, o holandês Peter van der Hoogenband, ficou com a quinta melhor marca das eliminatórias, ao nadar em 47s97.

Na sua bateria, Cielo liderou os primeiros 50 metros, mas perdeu três posições na fase final da prova, dando mostras de que cansou.

O brasileiro volta à piscina ainda nesta terça-feira por volta das 23h (horário de Brasília) para disputar a semifinal. Se garantir vaga na decisão, vai competir pela medalha na noite de quarta-feira.

* Com agências internacionais, atualizado às 10h34

Compartilhe: