UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 07h25

Camilo não recupera "espírito vencedor", mas vai lutar pela medalha de bronze

Bruno Doro
Em Pequim (China)
O Tiago Camilo do Campeonato Mundial, o mesmo que apareceu nas duas primeiras lutas do meio-médio (81 kg) nas Olimpíadas de Pequim, ainda não voltou à arena de judô da Universidade de Ciência e Tecnologia. Mesmo com a apatia após a derrota para o alemão Ole Bischof, ele venceu a chave de repescagem e vai lutar pela medalha de bronze.

O rival será o holandês Guillaume Elmont, que perdeu a semifinal para o sul-coreano Jae Bum Kim por ippon no golden score. Já na outra semi, Bischof venceu Roman Gontiuk, da Ucrânia, e também foi à decisão.

A vaga veio com triunfo sobre o britânico Euan Burton, em que Camilo já mostrou uma linguagem corporal diferente da derrota para o alemão - ou mesmo na vitória em sua primeira luta na repescagem, contra o norte-americano Travis Stevens, que enfrentou Flávio Canto nos Jogos Pan-Americanos do ano passado e quebrou o braço direito do medalhista de bronze de Atenas-04.

Mesmo com problemas na pegada contra o britânico, Camilo pontuou no segundo minuto do combate, recebendo um waza-ari após acertar um uchi-mata. Neste momento, a torcida brasileira presente ensaiou um coro, como aquele ouvido no Pan-Americano do Rio, mas em menor proporção. Camilo administrou o combate, ainda levou duas punições, mas o primeiro golpe já tinha garantido a vitória.

Ainda abalado pela eliminação da chave principal, Camilo também teve problemas contra o norte-americano uma luta antes. Mesmo assim, manteve melhor pegada e postura, suficientes para forçar duas punições e depois conquistar mais um koka. Apesar disso, não evitou queda por yuko, que deixou a luta próxima no minuto final.

Até a derrota para Bischof, Tiago Camilo mostrava excelente forma. O brasileiro derrotou o japonês Takashi Ono no primeiro confronto por waza-ari e depois venceu o iraniano Hamed Malek por ippon. A queda, no entanto, veio logo em seguida contra o alemão Ole Bischof, que já havia sido derrotado por Camilo na Copa do Mundo de Hamburgo de 2004.

Bischof, campeão europeu em 2005 e dono de dez medalhas em Copas do Mundo, comemorou muito o resultado. "Nos Jogos Olímpicos, você pode perder para qualquer um. Eu não tenho um objetivo fixado aqui. Mas essa vitória foi incrível. Estou em forma", afirmou após vencer o brasileiro.

Tiago Camilo era considerado um dos principais favoritos ao ouro em Pequim após ter em 2007 um ano repleto de conquistas, quando faturou os Jogos Pan-Americanos e o Campeonato Mundial, ambos no Rio de Janeiro. O judoca ainda foi eleito o melhor atleta da segunda competição após vencer sete lutas por ippon.

Compartilhe: