UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 06h28

Eslovaco conquista quarta medalha olímpica com ouro na canoagem

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O veterano Michal Martikan, da Eslováquia, conquistou a medalha de ouro nesta terça-feira, após a final da categoria slalom C1 da canoagem. Detentor de três medalhas nas últimas três Olimpíadas, ele conseguiu a sua quarta sendo a segunda de ouro em sua carreira.

Darren Whiteside/Reuters
Michal Martikan conquistou sua terceira medalha olímpica, com o segundo ouro
CONFIRA MAIS SOBRE A ESLOVÁQUIA
Desde a semifinal, Martikan mostrou superioridade ante seus rivais. Ele se classificou com o melhor tempo para a decisão (88s92), sendo seguido de perto por Stanislav Jezek, da República Tcheca, segundo colocado com 89s85.

Na final, o eslovaco manteve a liderança. Na soma dos tempos da semifinal e da decisão, ele ficou à frente, tendo feito os percursos em 176s65, com dois segundos em penalidades.

A medalha de prata ficou com David Florence, do Reino Unido, que não teve penalidades, mas fechou a prova com 178s61. A medalha de bronze foi para o australiano Robin Bell, quarto colocado em Atenas-2004, com 180s59.

Markitan manteve sua tradição de medalhas olímpicas. Em Atlanta-1996, com apenas 16 anos, ele foi o campeão da prova, ficando marcado por conquistar o primeiro ouro de um eslovaco após a independência do país, em 1993. Nos dois Jogos seguintes, em Sydney-2000 e Atlanta-1996, somou duas pratas e em Pequim, aos 29 anos, voltou ao lugar mais alto do pódio.

John Maganblo/EFE
Na categoria K1, Benjamin Boukpeti vence a primeira medalha na história de Togo
SAIBA MAIS SOBRE TOGO
PÁGINA ESPECIAL SOBRE CANOAGEM
LEIA O BLOG DOS ENVIADOS À CHINA
Togo: primeira medalha
O Togo pôde comemorar na canoagem a primeira medalha da história do país com um bronze na categoria slalom K1, nesta terça-feira. O país africano de 5,8 milhões de habitantes viu Benjamin Boukpeti ficar com a terceira posição, com 173s45, superando com folga o modesto 18º lugar que teve em Atenas-2004.

Boukpeti foi o melhor classificado na semifinal, mas não conseguiu manter a liderança. O alemão Alexander Grimm tomou a frente, com 171,70, e conquistou o ouro. Grimm é o atual campeão mundial da prova. Em 2007, ele venceu a competição realizada em Foz do Iguaçu, no Brasil. A medalha de prata foi do francês Fabien Lefevre (173s30), que melhorou uma posição em relação ao seu terceiro lugar em Atenas.

* Atualizada às 6h59.

Compartilhe: