UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/08/2008 - 05h22

Grécia "voa" em quadra e derrota Alemanha no basquete

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A velocidade da equipe da Grécia pareceu desnortear a Alemanha na segunda rodada do torneio masculino de basquete em Pequim. Em grande partida dos armadores Theo Papaloukas e Spanoulis, cestinha com 23 pontos, o time vice-campeão mundial venceu por 87 a 64.

Filippo Monteforte/AFP
O armador Spanoulis, cestinha com 23 pontos, desmontou a defesa alemã no jogo
VEJA IMAGENS DA RODADA
VEJA O QUADRO DE MEDALHAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE PEQUIM-2008
Saindo em desvantagem, os alemães apostaram nas bolas de três pontos para buscar o placar, com Pascal Roller em quadra no lugar de Hamann. O ala-pivô Nowitzki, também nos três, empatou a partida com dois arremessos certeiros, depois de a Alemanha estar dez pontos atrás no marcador. Schultze pôs os alemães na frente no final do período, 23 a 21.

Marcando muito forte, correndo muito, a Grécia cercava a Alemanha desde a saída de bola. No ataque, Dirk Nowitzki, estrela do time e eleito melhor jogador da NBA em 2007, levou um toco do pivô Tsartsaris.

A marcação individual da Grécia seguiu sufocando os alemães no início do segundo quarto. Os gregos abriram 18 a 0 no período. Em ataque rápido, Papaloukas deixou o alemão Kaman no chão após drible.

A Alemanha demonstrou certa dificuldade em administrar uma recuperação no jogo. Perdendo, o time protagonizou lances de provocação e algumas faltas violentas.

Aumentando a vantagem para 21 pontos no terceiro quarto, a Grécia parecia turbinada, rápida e com a marcação perfeita. Em lance faltando três minutos para o fim do período, os alemães, enredados no esquema grego, pareceram apenas observar Papaloukas entrar pelo garrafão.


Enquanto os gregos correram o jogo todo, a Alemanha só pareceu ter pressa no último tempo. A Grécia diminuiu o ritmo e fez substituições, preservando os atletas mais desgastados. A Alemanha deixou Nowitzki, cansado, no banco. Em quadra, a equipe tentava vencer o cronômetro, com mais pontos para buscar do que seria possível converter.

Os gregos se recompuseram depois da estréia com derrota para a Espanha, tradicional algoz do time. Para se manter entre os melhores do grupo, os alemães vão precisar superar os espanhóis, atuais campeões mundiais, na terceira rodada. A Grécia também terá um adversário difícil, pega a equipe norte-americana, na quinta, às 9h (horário de Brasília).

Compartilhe: